Cultivador agrícola: o que é, tipos e utilizações
- 15.11.2022
O cultivador é uma peça de equipamento que está ligada a um tractor. Soltam e nivelam o solo antes da sementeira, criam sulcos, cortam ervas daninhas, e entregam fertilizantes ao solo. Cultivadores especiais também soltam o solo ao lado das plantas. A peculiaridade é que os cultivadores não viram caroços de terra, mas esmagam-nos e fazem a terra esfarelar. A camada de solo fértil não é danificada e não se mistura com as camadas inferiores.
Construção do cultivador
O cultivador consiste numa estrutura metálica com um suporte em que são montados dentes especiais com elementos de corte. Os mais populares são os "charruas", que soltam a camada superior do solo e cortam as ervas daninhas. A distância entre as puas e o número de puas varia de acordo com a aplicação. Os rolos são instalados atrás dos dentes se os pedaços de terra forem esmagados. A barra de nivelamento ao nível da superfície posterior do solo.
Tipos de cultivadores e aplicação
Os cultivadores são classificados em três tipos de acordo com a sua finalidade:
- Lavoura - cultiva as filas entre as plantas. A peculiaridade é que a alta precisão do controlo do tractor é necessária. Isto é necessário para conduzir o cultivador suavemente, não para conduzir sobre as culturas, e não para as danificar.
- Vaporizado (ou sólido) - para a lavoura do campo. Adequado para a preparação de camas de sementes que não tenham sido semeadas no ano anterior. Têm uma elevada capacidade de passagem e uma construção robusta.
- Especial - um grande grupo de equipamento, que difere na largura do espaço entre filas, método e profundidade de rasgamento. Utilizado para o cuidado de campos com uma variedade de plantas.
O cultivador universal é um tipo especial de equipamento. A sua concepção permite alterar os elementos de trabalho em função do trabalho a ser feito. Pode desempenhar as funções de vapor e modelos de culturas em linha.
Cultivadores especializados
Tipos de cultivadores em função de tarefas específicas:
- Moagem - até ao solo até 35 cm de profundidade, misturando-o com ervas daninhas.
- Cultivadores de discos - soltar a camada superficial do solo para o enriquecer com ar e absorver melhor a humidade.
- Micro-cultivadores discretos - utilizados para trabalhar o solo de forma uniforme em terrenos irregulares com solavancos, depressões.
- Os cultivadores de patas ou lancetas cortam as raízes das ervas daninhas e, ao mesmo tempo, quebram torrões de terra.
- Chezielnye - elementos de corte sob a forma de hastes estreitas e afiadas. Soltam suavemente o solo, mantendo as suas propriedades naturais.
- Os lavradores florestais trabalham o solo com ramos caídos.
- Arados rotativos ou "ouriços" - um grande número de elementos afiados dispostos de forma especial para soltar o solo duro.
- Tipo mola - para soltar o solo pedregoso após a colheita. Graças ao afrouxamento de um tal aparelho, o solo é menos sobreaquecido no Verão.
Os cultivadores são diferenciados pelo método de fixação. Os modelos montados são fixados no sistema hidráulico suspenso do tractor. Os modelos de reboque são fixados ao tractor, mas a sua estrutura repousa sobre as suas próprias rodas. O princípio de funcionamento dos elementos de corte também difere: os modelos passivos são accionados hidraulicamente, os modelos activos são accionados.