Intoxicação alcoólica: o que é, sintomas, consequências
- 22.05.2023
A intoxicação alcoólica é uma situação extremamente desagradável e potencialmente fatal. Não existe uma quantidade padrão de álcool a partir da qual a intoxicação se instala. Depende do sexo, da idade, dos processos metabólicos do corpo, do estado dos órgãos internos e de muitos outros factores. Vejamos o que acontece durante a intoxicação alcoólica. Quais são os seus sintomas e consequências?
O que é a intoxicação alcoólica
Quando se bebe álcool, ocorrem processos químicos complexos no organismo. O etanol ou álcool é oxidado no fígado e transformado em aldeídos tóxicos. Outras reacções produzem o composto etanol, que é muito venenoso. Em seguida, transforma-se em alcalóides, que têm propriedades narcóticas.
A forma como estas substâncias são neutralizadas e excretadas depende da funcionalidade e da saúde do fígado. Se houver demasiado etanol, mesmo um fígado saudável não o consegue processar. A intoxicação do organismo instala-se.
Se uma pessoa nunca consumiu álcool ou apenas o consome ocasionalmente, o seu corpo pode reagir mesmo a uma pequena quantidade. As pessoas que abusam regularmente do álcool habituaram-se aos efeitos das toxinas. Por conseguinte, essa pessoa pode beber muito mais antes de se intoxicar. Este é um grande perigo, pois uma dose excessiva pode levar à destruição de órgãos internos e à morte.
Sintomas de intoxicação alcoólica:
- Um brilho doentio nos olhos.
- Excitabilidade e actividade excessivas ou, pelo contrário, letargia, apatia.
- Vómitos.
- Convulsões, falta de coordenação dos movimentos.
- Confusão, delírio, alucinações.
- Respiração lenta e irregular.
- Diminuição da temperatura corporal.
- Pele pálida e azulada.
Consequências da intoxicação alcoólica
A intoxicação alcoólica tem as seguintes consequências para uma pessoa
- Hepatose, hepatite crónica e cirrose hepática. O filtro do organismo torna-se inutilizável. A absorção de nutrientes é prejudicada e o sangue não é devidamente purificado.
- Pancreatite - a inflamação e a destruição do pâncreas provocam dores fortes. Sem o funcionamento deste órgão, a digestão correcta dos alimentos não é possível. Esta situação leva à incapacidade ou mesmo à morte.
- Danos na membrana mucosa do estômago e dos intestinos, gastrite, úlcera péptica.
- Diminuição da função reprodutora. Anomalias e deformações no filho de uma mãe que abusa do álcool.
- Encefalopatia alcoólica, perturbação da função cognitiva. Os neurónios do cérebro são destruídos, a capacidade de aprendizagem diminui, a memória enfraquece, a demência desenvolve-se. Nas formas graves, ocorrem epilepsia alcoólica e psicose.
- Perturbações do sistema cardiovascular, ataque cardíaco, hipertensão e acidente vascular cerebral.
A intoxicação alcoólica crónica tem consequências graves para a saúde. Mesmo um único envenenamento com etanol e seus derivados leva a um aumento da carga sobre o fígado, levando por vezes à sua danificação. O cérebro fica deprimido e o sistema cardiovascular é afectado. Se estiver intoxicado com álcool, deve consultar imediatamente um médico. O auto-tratamento pode agravar a situação.