É interessante

Sistema de rega automática: o que é, tipos, como funciona

21.03.2025

Os sistemas de rega automática facilitam muito o cultivo das plantas. O solo é irrigado uniformemente, é fácil manter o nível de humidade necessário. Ao mesmo tempo, a utilização do sistema é tão simples e fácil quanto possível. É ligado através da unidade de controlo e pode ser programado para arrancar e parar automaticamente. Vejamos o que é um sistema de rega automática, os seus tipos e princípio de funcionamento.

O que é um sistema de rega automática

Este é o equipamento que é colocado no terreno para irrigação. O sistema inclui os seguintes elementos

  • Um programador para programar o tipo de rega.
  • Bombas que fornecem água ao sistema.
  • Mangueiras para distribuir a água para os canteiros.
  • Aspersores através dos quais a água é pulverizada sobre a parcela.
  • Válvulas que regulam o caudal de líquido.

Os equipamentos de rega automática podem acumular água, aquecendo-a se necessário. A rega pode ser programada para fornecer água às plantas a uma determinada hora e numa determinada quantidade.

Como funciona um sistema de rega automática:

  • Um sensor de humidade detecta que o solo está seco ou a rega é activada a uma hora predefinida.
  • A bomba cria pressão e a água flui para os tubos.
  • O programador regula o funcionamento das válvulas que abrem os fluxos de água para os pulverizadores ou para as aberturas dos tubos.
  • Quando chove, a rega pára.

Tipos de sistemas de rega automática

A principal diferença entre os sistemas de rega é a forma como a água é distribuída para o solo ou para as raízes das plantas. Tipos de sistemas de rega automática:

  • Um sistema de rega de chuva é uma simulação da precipitação natural. A água é fornecida aos canteiros através de bocais de aspersão. A partir destas fontes, o líquido cai suavemente no solo e não prejudica as plantas. O solo é humedecido gradualmente e em profundidade. A desvantagem do sistema reside na complexidade da sua construção. Os tubos correm ao longo do local em filas, e o raio de irrigação é determinado de modo a que uma zona se sobreponha a outra.
  • A rega gota a gota distribui a água às plantas na zona das suas raízes. Os tubos estreitos estão equipados com fitas de gotejamento através das quais a humidade entra no solo. Estes sistemas são mais adequados para a rega de arbustos, árvores de jardim e plantas com raízes profundas. As suas vantagens são que a humidade é fornecida localmente e a quantidade de água pode ser doseada. No entanto, o sistema fica frequentemente obstruído.
  • A irrigação subterrânea humedece o solo à volta das raízes. O líquido é fornecido em pequenas porções através de tubos colocados no solo. Isto reduz o consumo de água em cerca de metade. No entanto, este sistema é difícil de instalar e os tubos são de difícil acesso quando é necessário efetuar reparações.
  • Rega por aspersão - cabeças de aspersão especiais. São ligados à tubagem e arrancam automaticamente. Os tubos são subterrâneos ou colocados no exterior. São dispositivos compactos que funcionam silenciosamente.

Os sistemas de irrigação não são instalados apenas nas hortas, onde se cultivam legumes. São utilizados em jardins, canteiros de flores, estufas, estufins e relvados. Os sistemas de rega automática são concebidos para se adaptarem a diferentes tamanhos de terreno - para um pequeno jardim frontal ou para um grande campo agrícola.

EN - DE - ES - IT - PT - FR - BG - HU - EL - DA - ID - ZH - LV - LT - NL - PL - RO - SK - SL - TR - UK - FI - CS - SV - ET - JA - KO - NB - AR - RU


Home - Confidencialidade

Quaisquer perguntas - info@kh-news.net