Roupa de cama: Tipos de tecidos, diferenças, prós e contras
- 17.11.2022
Há muitos materiais de cama totalmente naturais. Também são populares as combinações de fios de algodão e de lã com fios sintéticos para tornar a roupa de cama menos amarrotada e mais durável. Considerar os principais tipos de tecidos para roupa de cama, os seus prós e contras.
Flanela
O velo especial na flanela ou no tecido de baize aumenta as propriedades de retenção de calor. As camas feitas com este tecido são ideais para o Outono, Inverno e início da Primavera.
Vantagens:
- este tecido é tingido com corantes naturais;
- Pode ser lavado à mão ou numa máquina de lavar; o tecido é facilmente alisado;
- quanto mais vezes a flanela é lavada, mais suave ela se torna - dormir sobre ela é agradável para o corpo, o que favorece o relaxamento;
- O linho de flanela é durável, uma vez que é um tecido de tecelagem pesada.
desvantagens:
- se a flanela for lavada a uma temperatura elevada, o tecido pode dar encolhimento;
- A flanela demora mais tempo a secar se lavada à mão, porque o material é higroscópico e a máquina de centrifugação faz um melhor trabalho de espremer a água.
Chintz
Uma coisa boa sobre o algodão, é respirável e leve. No entanto, é geralmente leve e, portanto, não muito macio. Perde rapidamente a sua aparência atraente e desgasta-se. Os conjuntos de cama Chintz são adequados para hóspedes, porque não são utilizados com tanta frequência. A roupa de cama Chintz pode ser facilmente lavada mesmo à mão e seca rapidamente.
Calico
Este é um pano de algodão, mais denso que o chintz. Dura mais tempo. Tem um toque rude e, portanto, não é adequado para todos. A trama e o fio de urdidura têm a mesma espessura. A lavagem frequente também se torna menos atractiva. O linho é tingido com corantes naturais e é hipoalergénico. O linho deve ser lavado a uma temperatura não superior a 40 graus, para que as cores não se lavem. Uma desvantagem - não é adequado para um tratamento de ebulição higiénico.
Poplin
A popelina é feita de algodão. Prós:
- A trama é mais densa do que o fio principal, o que torna o material mais durável, agradável ao toque;
- praticamente não se desmorona;
- "respirável";
- absorve facilmente a humidade;
- o brilho leve do tecido está presente, o que dá à roupa de cama um toque de sofisticação.
Menos - se um fio de lã estiver presente, pode encolher após a primeira lavagem. A roupa de cama Poplin é densa, pode ser desconfortável para pessoas com pele hipersensível.
Linho
Uma característica distintiva deste material é que aquece durante a estação fria, e arrefece durante a estação quente. O linho é um lençol de cama bastante resistente e uma capa de edredão. A lavagem suaviza um pouco o tecido. O linho é facilmente amarrotado, difícil de amaciar e caro.
Cetim
Este tecido tem estas características: liso de um lado e mate na parte inferior. Por conseguinte, não escorrega no colchão. Durável, mantém a cor e a atractividade por muito tempo. De desvantagens - material demasiado denso para o Verão, custo elevado.
Percale
É considerado um dos tecidos mais fortes a uma baixa densidade. As penas e a penugem não saem através dela. A característica distintiva deste tecido é que utiliza um algodão de alta qualidade tratado com agentes especiais.
Algodão cozido
A tecnologia de lavagem de fábrica a alta temperatura torna a roupa de cama deste tecido natural macia. Os lençóis são texturizados, dobrados e fofos, pelo que não podem ser reajustados.
Bambu
O material é feito de caules e folhas de bambu. Hipoalergénico, antisséptico e dificilmente amassado. Deve ser lavado cuidadosamente, seca rapidamente. A roupa de cama de bambu é cara.
Uma variedade de tecidos permite escolher camas de flanela quente para períodos mais frios, e para o Verão - a partir de materiais mais finos. Para pessoas com pele hipersensível, os lençóis de algodão macio ou bambu são adequados.