É interessante

Cuidador (especialista em cuidados): o que é esta profissão, características, responsabilidades

09.09.2023

Muitas vezes, uma pessoa gravemente doente ou idosa precisa de cuidados 24 horas por dia. Os familiares nem sempre podem prestar esses cuidados. Nem todas as instituições médicas prestam cuidados completos aos doentes, 24 horas por dia. Por conseguinte, os familiares contratam frequentemente um prestador de cuidados ou um assistente de cuidados. Vejamos o que está incluído nos deveres de um prestador de cuidados, as particularidades desta profissão.

As principais funções de um prestador de cuidados

O especialista em cuidados tem essas funções:

  • Ele monitoriza o estado de saúde da ala e o seu ambiente. O prestador de cuidados mede periodicamente a tensão arterial, a frequência respiratória, a saturação, o pulso e a temperatura corporal da pessoa idosa ou doente. Quando o seu estado de saúde se deteriora, chama urgentemente um médico ou uma ambulância e informa os familiares mais próximos.
  • O prestador de cuidados cuida da higiene da enfermaria. Os cuidados a prestar a uma pessoa doente são diferentes, dependendo do seu estado, idade e outras particularidades. Normalmente, o prestador de cuidados lava a pessoa, muda-lhe as fraldas, ajuda-a a lavar os dentes, penteia o cabelo, corta as unhas e dá-lhe banho.
  • O cuidador mantém o quarto ou toda a casa limpa. Faz a limpeza húmida e areja regularmente o quarto.
  • O prestador de cuidados ajuda a pessoa a seguir a prescrição médica, certifica-se de que ela cumpre a rotina diária e toma a medicação prescrita a tempo.
  • O cuidador acompanha a pessoa doente nas idas ao médico, nos passeios.

Para além destas tarefas básicas, a pessoa que cuida do doente pode também fazer outras tarefas, conforme acordado. Compra e cozinha alimentos, lava e passa a roupa, cuida de animais domésticos.

Características da profissão de prestador de cuidados

Cuidar de uma pessoa idosa ou doente não é para qualquer um. Uma pessoa adequada para o efeito deve ter várias características:

  • Se se trata de cuidar de uma pessoa gravemente doente, é necessária a presença de formação médica. Assim, o prestador de cuidados será capaz de reconhecer sintomas alarmantes a tempo de chamar um médico. Em qualquer caso, é importante que o prestador de cuidados seja capaz de prestar os primeiros socorros.
  • Um prestador de cuidados que cuida de uma pessoa doente sabe dar injecções, administrar uma intravenosa, saber como prevenir escaras ou reduzi-las.
  • O prestador de cuidados sabe utilizar corretamente os medicamentos e os remédios receitados à pessoa a quem presta cuidados.
  • O prestador de cuidados deve ser fisicamente robusto, uma vez que cuidar de uma pessoa doente implica esforço. Ao mudar uma fralda, é necessário levantar a pessoa. É necessário ter força para levar a pessoa para um local de banho.

Para trabalhar como prestador de cuidados, é adequada uma pessoa com determinadas qualidades de personalidade. É a paciência, a capacidade de se controlar e de conter as emoções, a simpatia, o tato e a sensibilidade. O prestador de cuidados deve ter uma atitude positiva. A seu tempo, ela animará o prestador de cuidados e resolverá situações embaraçosas.

Consoante as circunstâncias, o prestador de cuidados pode vir a determinadas horas do dia, ficar com o doente durante a noite ou viver com ele na mesma casa 24 horas por dia. O estado de saúde da pessoa que necessita de cuidados determina, em grande medida, o que será incluído nas tarefas do prestador de cuidados.

EN - DE - ES - IT - PT - FR - BG - HU - EL - DA - ID - ZH - LV - LT - NL - PL - RO - SK - SL - TR - FI - CS - SV - ET - JA - KO - NB - UK


Home - Confidencialidade

Quaisquer perguntas - info@kh-news.net