Cáries nas crianças: causas, sintomas, prevenção
- 05.08.2023
Mesmo as crianças muito pequenas podem ter cáries nos dentes de leite. Isto dá ao bebé sensações dolorosas desagradáveis. Com o tempo, torna-se difícil para ele mastigar o lado onde a cárie se formou no dente. Devido a este facto, podem ocorrer violações na formação da mordida. O que causa a cárie dentária e como preveni-la?
Causas da cárie dentária em crianças
Muitas vezes, a cárie em crianças ocorre por várias razões. As mais comuns são:
- O esmalte fraco pode ser hereditário numa criança.
- Durante a gravidez, a mãe não recebeu substâncias suficientes para formar um esmalte forte. A criança pode ter tendência para a cárie devido a uma deficiência de microelementos.
- Higiene insuficiente. Mesmo que a criança tenha crescido apenas um dente, este já precisa de ser limpo. Isto pode ser feito com um pano macio especial.
- A alimentação frequente com biberão leva a cáries nos dentes da frente, porque aí se acumulam resíduos de leite ou sumo.
- O consumo excessivo de doces cria um terreno fértil para as bactérias.
- O excesso de flúor pode levar à fluorose, uma patologia do esmalte dos dentes. É importante ensinar o seu filho a cuspir a pasta de dentes e a enxaguar bem a boca.
- A criança come apenas alimentos moles, não há carga sobre os dentes e o esmalte afina-se.
Sintomas de cárie nas crianças
Na fase inicial da cárie, forma-se uma mancha esbranquiçada, indicando o adelgaçamento do esmalte. Não se sente dor. Este problema pode ser eliminado e impedir o desenvolvimento de cáries. Os agentes remineralizantes são utilizados de acordo com a prescrição do médico.
Na cárie superficial, quando os tecidos profundos do dente não são afectados, podem ocorrer sensações desagradáveis durante as refeições, devido a alimentos ou líquidos frios ou quentes. A cárie média manifesta-se pelo facto de a dentina ser afetada, sendo visível uma cavidade. A dor ocorre com alimentos doces, salgados ou ácidos. Na cárie profunda, a lesão dos tecidos quase atinge a polpa. A dor pode ocorrer sem exposição a irritantes e à temperatura. Se a cárie não for tratada nesta fase, existe o risco de perda do dente.
Prevenção da cárie dentária em crianças
Algumas maneiras de prevenir a cárie dentária numa criança:
- Não dê doces ao seu filho várias vezes durante o dia, especialmente durante um passeio. É preferível dar-lhe guloseimas em casa, quando tiver oportunidade de lavar os dentes com água depois de um doce. Verifique se os pedaços de rebuçados não se colam à superfície do dente.
- Ensine o seu filho a comer alimentos saudáveis: peixe, legumes, frutas, dos quais ele obterá vitaminas e oligoelementos que são bons para os dentes.
- Ajude o seu filho a escovar os dentes regularmente para que se torne um hábito. No início, deve escovar depois do seu filho, porque ele ainda não tem a capacidade de o fazer bem.
- Visite regularmente o dentista para fazer um controlo. Se necessário, ele prescreverá meios para reforçar o esmalte: revestir os dentes com cálcio, fósforo e outros oligoelementos. Também pode selar as fissuras dos dentes para que os alimentos não fiquem presos nas reentrâncias dos tubérculos, ozonoterapia para desinfeção e outros procedimentos.
Para minimizar o risco de cáries, é necessário cuidar da saúde da criança de forma abrangente. Alimentação completa, controlo do consumo de doces, higiene de qualidade. Se examinar regularmente os dentes da criança e visitar o dentista, pode detetar atempadamente as manchas brancas da cárie inicial. O tratamento atempado nesta fase ajudará a parar completamente o processo patológico.