Escolha de um termoacumulador elétrico (caldeira) para um apartamento: tipos e caraterísticas
- 30.01.2025
Aqueles que recebem água quente centralmente estão familiarizados com a situação em que, devido a acidentes no sistema, ela pode estar ausente da torneira por vários dias ou até semanas. Estas interrupções são particularmente desagradáveis no inverno. A solução para este problema pode ser a compra de um aquecedor de água elétrico de acumulação - caldeira. Externamente, têm a aparência de um tanque cilíndrico, que contém constantemente uma certa quantidade de água. De tempos a tempos, a água é aquecida por um elemento de aquecimento a uma temperatura programada.
O volume do tanque do aquecedor de água
Ao escolher uma caldeira, os especialistas recomendam que você decida primeiro onde instalá-la. Locais adequados: acima da pia, no chão, na parede. Decida também qual o volume do tanque necessário. Variantes de modelos de caldeiras por tamanho:
- Os mais pequenos são considerados caldeiras para 10-15 litros. São compactas, pelo que são mais frequentemente montadas no nicho do armário da cozinha, debaixo do lava-loiça ou por cima dele, bem como em pequenas casas de banho por cima do lava-loiça.
- As caldeiras com um volume de 30 litros são adequadas para uma família de 2 pessoas. Os modelos de 50 litros, 75 litros e 80 litros permitem não só tomar um duche, mas também fornecer água quente para a cozinha.
- Para uma família de 4 pessoas que vive num apartamento na cidade, a melhor opção será comprar uma caldeira de 100 litros. Este volume de água será suficiente para tomar um duche, fazer funcionar alguns pontos de entrada de água e um conjunto de banheiras.
- Os reservatórios de 150 litros, 200 litros e 300 litros são concebidos para famílias de 5 a 8 pessoas. São mais volumosos, instalados no chão e a água que contêm aquece mais lentamente.
Forma da caldeira e método de instalação
As caldeiras diferem em termos de design. Afecta o funcionamento do equipamento, a velocidade de aquecimento da água. Os fabricantes oferecem caldeiras de armazenamento desses tipos:
- Os modelos cilíndricos são os mais comuns e acessíveis. Externamente, assemelham-se a um barril. Podem ser de diferentes tamanhos.
- As caldeiras finas caracterizam-se pela sua compacidade e pelo rápido aquecimento da água.
- As caldeiras rectangulares poupam eletricidade e têm uma camada espessa de isolamento. Uma excelente opção para instalação num nicho.
À venda estão aquecedores de água de armazenamento para instalação horizontal e vertical. Existem modelos universais que podem ser montados na horizontal e na vertical. Se houver dúvidas sobre a instalação, é melhor entrar em contato com especialistas.
O material de fabrico da caldeira
Para que o tanque de acumulação funcione por um longo tempo e não forme ferrugem, o aço inoxidável é usado para sua produção. Caracteriza-se por propriedades anti-corrosão e uma longa vida útil: até dez ou mais anos. Mas, na prática, um depósito de água em aço inoxidável pode apresentar fugas após alguns anos de funcionamento. A razão: a formação de corrosão na zona da junta. É impossível reparar um depósito deste tipo sem utilizar uma máquina de soldar. Após algum tempo, sob a influência da temperatura, as partículas de crómio que protegem o material da ferrugem começam a evaporar-se e ocorre corrosão.
À venda estão tanques com revestimento de esmalte. Quanto mais espessa a camada de esmalte e aço, maior será a vida útil do produto. Em caraterísticas técnicas, o esmalte não é inferior ao aço inoxidável. Adere firmemente à superfície, estica-se com o aço quando este se expande e tem boas caraterísticas de transferência de calor. Alguns fabricantes melhoraram a fórmula do esmalte e oferecem produtos com titânio, vitrocerâmica ou pulverização de iões de prata - estas são caldeiras verdadeiramente fiáveis.
Como escolher uma caldeira por tipo de elemento de aquecimento
O próximo critério a que deve prestar atenção ao escolher uma caldeira de acumulação: o aquecedor elétrico. Do seu design depende de quanto tempo vai durar. A RTE pode ser de dois tipos. A RTE húmida tem um princípio de funcionamento semelhante ao de um caldeireiro. Está localizado dentro do tanque, imerso em água. Os tanques com uma RTE húmida são mais baratos, mas avariam rapidamente devido à formação de incrustações e são mais lentos a aquecer a água. A RTE seca é colocada no interior do reservatório num bolbo ou invólucro especial e não entra em contacto com a água. Caracteriza-se por uma elevada produção de calor e uma longa vida útil, mas custa muitas vezes mais.