Enchimentos dentários: tipos e características, que são melhores
- 13.04.2023
Após o tratamento do dente, a coroa é reconstruída utilizando diferentes materiais especiais. As técnicas modernas para a maioria dos tipos de recheios não são complicadas. Os materiais permitem a formação de peças em falta da coroa, restaurando as fissuras dentárias - as cúspides no plano superior do dente. Vejamos os principais tipos de obturações.
Tipos e características das obturações dentárias
As obturações dentárias vêm tanto em formulários temporários como permanentes. Durante o tratamento, é por vezes necessário colocar medicação ou desinfectante, ou arsénico, na cavidade dentária. Nesses casos, é colocado um preenchimento temporário, feito de cimento ou um preenchimento especial que pode ser facilmente removido. Na maioria das vezes são utilizados polímeros, recheios de cimento feitos de silicato, fosfato e ionómero de vidro para tais aplicações.
Os recheios permanentes são feitos de materiais duráveis. A sua vida útil é de cerca de 5-7 anos. Os recheios de metal podem durar até 15-20 anos.
Materiais de enchimento e suas propriedades:
- O compósito consiste em resina composta, porcelana ou recheio cerâmico. É a base mais comum para obturações dentárias e é aplicado em camadas. Cura sob luz UV. O material liga-se bem à substância dentária e combina com a cor natural do dente. Com o tempo, algumas obturações compostas podem ficar amarelas e encolher se o material for de má qualidade.
- Os copolímeros são uma combinação de cimento e polímero. Os materiais fotossensíveis retêm uma tonalidade semelhante à cor natural dos dentes. Os copolímeros são utilizados para dentes frontais porque são frágeis.
- O silicato é uma composição de vidro especial e ácido ortofosfórico, flúor. É importante ter em mente que o ácido ortofosfórico pode prejudicar a polpa das crianças.
- O ionómero de vidro com composto é uma mistura de resinas acrílicas e compostas e flúor. Um recheio deste material é formado em camadas. Endurece pela exposição à luz azul. Uma característica especial do compósito de ionómero de vidro é que impede a formação de cáries.
- A liga de ouro-metal é não tóxica, dura cerca de 20 anos e é durável. No entanto, um dente de tal enchimento tem a cor deste metal e é muito visível. Os recheios de ouro são caros e poucas clínicas os colocam.
- A amálgama é uma liga de prata, mercúrio, zinco e estanho. Estes recheios são raramente utilizados. Esta composição do material não é segura para a saúde, porque contém metais que são prejudiciais para os seres humanos, e corrói.
Como escolher um enchimento
O tipo de material de enchimento é escolhido de acordo com o tipo de dente a ser restaurado. Para os molares são utilizados recheios compostos, compósitos poliméricos e materiais cimentícios robustos. Os molares e pré-molares são tratados com recheios compostos e recheios de ionómero de vidro. Os dentes frontais são restaurados com polímeros. Os recheios de cimento são frequentemente utilizados para dentes de crianças porque podem ser trabalhados rapidamente.
Para que um enchimento seja seguro e de boa qualidade, deve ser consultado um dentista experiente. Diferentes tipos de materiais de enchimento estão disponíveis na clínica e um especialista escolherá o enchimento correcto.