Portas de entrada para apartamentos: tipos, que é o melhor a escolher
- 13.03.2023
A porta de entrada protege a casa de intrusos, correntes de ar e precipitação. Por conseguinte, deve ser fiável. O design atractivo é um factor importante, porque os proprietários da casa ou apartamento vêem a porta de entrada várias vezes ao dia. Deve ser agradável. Se a sua superfície for fácil de cuidar, será mais fácil de manter limpa. Há vários critérios para determinar uma boa porta de entrada.
Tipos de portas de entrada
Principalmente, as portas de entrada diferem em termos de construção e tipo de material. Estes factores afectam significativamente a fiabilidade e o aspecto dos produtos. Os principais tipos de portas de entrada por material:
- As portas de entrada metálicas são as mais fortes, especialmente se a espessura do metal for de pelo menos 1,5 mm. O isolamento é colocado entre as folhas de metal: espuma de borracha, lã mineral ou polipropileno. As portas de metal podem ser blindadas, à prova de choque e de fogo.
- As portas de entrada de plástico consistem de uma base metálica coberta por um material plástico da mesma forma que as janelas de plástico. Estão disponíveis com inserções de vidro temperado ou combinadas com metal. As portas de plástico não têm um elevado grau de segurança. É por isso que são instaladas em casas particulares, onde existe uma vedação fiável e um sistema de alarme é instalado.
- As portas de madeira maciça parecem caras e custam o mesmo. São amigas do ambiente. A folha é envernizada ou manchada. A folha é bastante pesada, pois o material pesa muito.
- As portas feitas de uma estrutura metálica e placas de MDF revestidas de folha de PVC são a melhor opção orçamental. O núcleo metálico proporciona durabilidade, o aglomerado de madeira isola e isola contra o ruído, e a folha de PVC ou laminado cria um acabamento protector e decorativo. O folheado pode ser utilizado para acabamento. No entanto, estas portas só são instaladas em edifícios de apartamentos ou casas particulares com varanda. O excesso de humidade pode causar a deterioração do material.
As portas de entrada podem ser laminadas. Várias nervuras de endurecimento e camadas de material isolante são colocadas entre folhas de metal ou placas de MDF. São robustas e protegem contra correntes de ar e ruídos.
Como escolher as portas de entrada
Preste atenção a tais características:
- A largura da caixa deve corresponder à espessura da parede, depois a instalação será mais fácil.
- Antes de comprar, medir cuidadosamente os parâmetros da abertura na parede, para que a porta seja adequada em altura.
- Uma espessura da folha da porta de 60 a 90 milímetros proporciona alta resistência e isolamento acústico.
- A folha mais forte da porta tem quatro nervuras de endurecimento. Duas são colocadas verticalmente e duas horizontalmente.
- A fechadura deve ser de boa qualidade, com mecanismos de fecho não só no centro da folha, mas também na parte inferior e superior. De preferência, deve haver duas fechaduras posicionadas separadamente.
- As dobradiças devem ser suaves e silenciosas, sem rangidos. As dobradiças ocultas aumentam a segurança porque os assaltantes não serão capazes de as cortar.
O desenho das portas de entrada pode ser o mesmo em ambos os lados ou diferente no interior e no exterior. O revestimento deve misturar-se com a fachada do edifício e com o acabamento interior. Uma superfície lisa e rugosa é mais fácil de limpar. As portas de madeira e folheadas requerem cuidados especiais. Uma vasta gama de portas de entrada de diferentes designs e construções está disponível nas lojas.