Pó facial: o que é e para que serve, tipos e como escolher
- 17.03.2023
O pó facial é um dos mais antigos meios de cosmética decorativa. A sua tarefa principal - uniformizar o tom de pele, dar-lhe um brilho mate ou brilhante, esconder defeitos menores. Além disso, dependendo da composição do pó, é utilizado para outros fins cosméticos adicionais. Vejamos os diferentes tipos de pós, a sua finalidade e como escolher o pó certo.
Tipos de pós para o rosto
O pó compacto é um compacto numa caixa de plástico com um espelho e uma esponja para aplicar no rosto. É o tipo de pó mais comum. É multifuncional: fixa a maquilhagem, evapora o tom de pele e absorve o excesso de sebo.
A forma como se encontra na pele depende do que se deve usar para a aplicar. O aplicador dá uma textura densa, cobrindo. Um pincel macio pode ser utilizado para aplicar uma camada fina e leve de pó. O pó compacto é conveniente de levar consigo.
O pó disperso mata perfeitamente a pele. É utilizado em casa, porque é muito solto. Aplique com um pincel de maquilhagem grande e macio. O pó em pó elimina o brilho, mas não esconde manchas de pele pronunciadas, porque proporciona uma cobertura translúcida.
Pó mineral
O pó mineral é considerado como uma base porque proporciona uma cobertura permanente. É utilizado como uma base de maquilhagem. No entanto, elimina eficazmente o brilho, não oculta imperfeições cutâneas óbvias.
O pó mineral vem sem pigmento. Serve de base para cremes e fundações. Não é utilizado separadamente das fundações.
Creme em pó
O creme em pó combina as propriedades da base e do pó. Esconde imperfeições e evapora o tom de pele. Não é necessário nenhum retoque adicional com pó ou pó em pó.
Pó Transparente
O pó translúcido é branco com partículas que dispersam a luz. É aplicado sobre a sua base. Torna visualmente as linhas finas e imperfeições invisíveis. No entanto, não é utilizado para maquilhagem para fotografias, pois o rosto pode ficar esbranquiçado devido ao brilho do flash.
Como escolher um pó facial
Prestar atenção às características do pó:
- Cobertura mate ou natural. Os pós que absorvem o sebo são chamados pós foscos. São adequados para pele oleosa e mista. Os pós com um acabamento natural contêm componentes hidratantes e cintilantes finos.
- O pó é seleccionado pela cor do pigmento. Não deve ser mais escuro do que a base. Um tom mais claro é aceitável. Então a maquilhagem será natural.
- Prestar atenção à composição do pó. Não deve conter conservantes nocivos e outros componentes nocivos.
- O pó deve ser escolhido por tipo de pele. O pó compacto ou em pó é adequado para peles oleosas. Para peles maduras, o creme em pó é a escolha certa. Para peles sensíveis e problemáticas, escolha um pó que não feche os poros e seja tão natural quanto possível. Existem pós com ingredientes medicinais.
Escolhendo um pó, vale a pena ler em linha as críticas sobre o mesmo. É dada especial atenção às opiniões das pessoas que têm um tipo de pele e tonalidade semelhantes sobre o produto cosmético.