Tijolo de revestimento: o que é, tipos, como escolher
- 03.02.2025
Os tijolos de fachada são utilizados para o acabamento das paredes dos edifícios. Outros nomes deste material: tijolo de fachada ou tijolo de revestimento. É difícil escolher entre uma vasta e diversificada gama de produtos que diferem em tipo, tonalidades e texturas sem conhecimento prévio. A mesma variante de tijolo de revestimento tem um aspeto diferente à luz do dia ou à luz artificial. Ao escolher entre várias variantes de amostras que diferem em cor e textura, é melhor ver como o tijolo fica no edifício.
Os tijolos de revestimento são classificados por tamanho, método e material de fabrico. O seu enchimento, cores e tonalidades, textura e formas diferem. Vejamos as classificações dos tijolos de fachada.
Dimensões dos tijolos de fachada
As dimensões padrão dos produtos são reguladas pelas normas adoptadas no Estado. Muitas vezes, os seus parâmetros são 250x120x65 mm. Alguns fabricantes produzem tijolos de fachada de largura reduzida 250x85x65 mm.
Na fachada de casas particulares, para além do formato único dos tijolos, utilizam-se frequentemente tijolos espessos, meio a meio e duplos. A escolha é feita de acordo com as preferências pessoais. O que deve ser tido em conta ao escolher a largura do tijolo:
- O formato padrão está habituado a pavimentadoras - muitos projectos são criados com base nele.
- A escolha de meio tijolo e tijolo duplo aumenta a velocidade de assentamento e reduz o consumo de argamassa.
Métodos e materiais de produção de tijolos de revestimento
O cimento, a argila e o calcário são utilizados na produção de tijolos. Os pigmentos adicionados são responsáveis pela cor e pelas tonalidades. As propriedades físicas e mecânicas dos tijolos são influenciadas por aditivos especiais. De acordo com os métodos de fabrico, é feita uma distinção entre tijolos cerâmicos, de clínquer, hiperprensados e de silicato. Estes tipos de produtos também diferem no material a partir do qual são fabricados:
- Os tijolos cerâmicos são fabricados a partir de argila por moldagem plástica e subsequente cozedura.
- Os tijolos de clínquer são fabricados a partir de tipos especiais de argila por sinterização completa a temperaturas da ordem dos 1200C. Apresenta uma elevada força e resistência ao gelo, um baixo limiar de absorção de água e uma maior resistência ao desgaste.
- Os tijolos hiperprensados são feitos de cimento, calcário e coquina. São produzidos por prensagem a alta pressão, não sendo utilizada a cozedura. Os produtos são densos, fortes, resistentes ao gelo e praticamente não absorvem água. Desvantagens: peso pesado e preço elevado.
- Os tijolos de silicato são feitos de cal, areia e aditivos. É inferior em todas as caraterísticas aos outros tipos, mas é vendido a preços baixos.
Tipos de tijolos de revestimento por enchimento
Distinguem-se os tijolos ocos dos tijolos de corpo inteiro. No material de construção oco (ranhurado), na tecnologia de produção, são fornecidos vazios. Pesa menos e é muito mais quente do que a versão de corpo inteiro. A ociosidade é medida em percentagem, atinge 45%, o que torna o produto menos durável, em comparação com o oco.
Tipos de tijolos segundo a textura do produto
O tijolo de fachada com padrão texturizado em relevo é simples e acessível. Os desenhos são aplicados a peças moldadas húmidas antes da secagem e da cozedura. O padrão não afecta a resistência do produto. Também são utilizados métodos mais complexos para criar textura. Estes incluem a torrefação, o engobamento e o envidraçamento.
A projeção de tijolos consiste na aplicação de migalhas minerais na superfície do tijolo antes da cozedura. As partículas fundem-se com a superfície e criam uma textura original. Este método só é aplicável aos produtos de clínquer em termos de temperatura de cozedura.
O Angobing consiste na aplicação de uma massa líquida, o engobe, na superfície do tijolo. Após a cozedura, o tijolo recebe um revestimento cerâmico adicional. Para obter diferentes efeitos e transições de cor, o revestimento é aplicado parcialmente. Estes produtos requerem um manuseamento cuidadoso durante a colocação.
O tijolo é vidrado antes da cozedura. A superfície é coberta com um esmalte especial. Como resultado, obtém-se um produto resistente à humidade.
Seleção de tijolos por cor e tonalidade
Os tijolos de clínquer e de cerâmica, devido às particularidades da cozedura, podem diferir nas tonalidades da cor resultante. Para não obter um revestimento da casa com riscas ou manchas, a alvenaria é efectuada simultaneamente com produtos de lotes diferentes, utilizando alternadamente tijolos de paletes diferentes, pelo que as diferenças de tonalidade são quase invisíveis. Os tijolos hiperprensados têm uma coloração uniforme de todas as unidades. A presença de cimento na composição reduz o brilho da cor.
Ao escolher um tijolo de revestimento, considere primeiro as propriedades técnicas e operacionais. Em seguida, já se deve prestar atenção aos parâmetros externos. Em qualquer caso, as possibilidades de design da fachada são limitadas pelo orçamento atribuído para o efeito.