Carreto de pesca: tipos e características, como escolher
- 18.05.2023
O carreto de pesca é um dos elementos de uma cana de pesca ou de uma cana de fiar, que é importante escolher com especial atenção. A comodidade da fundição e da pesca depende em grande parte dele. Existem várias variedades de carretos de pesca. São escolhidos de acordo com o tipo de cana de pesca e o método de pesca.
Tipos de carretos de pesca
Os carretos de inércia estão equipados com um travão de fricção. Alguns modelos dispõem de um travão de fundo. Isto significa que a linha não sai da bobina, mas pode ser enrolada novamente. Trata-se de uma característica útil quando se pescam peixes a jusante. Os carretos de inércia são adequados para a pesca no rio porque libertam a linha ao ritmo do movimento da água. Isto faz com que o isco se mova naturalmente.
Os carretos multiplicadores de inércia estão situados na parte superior da cana, pelo que não são compatíveis com todos os modelos de cana. São especiais pelo facto de fazerem girar a bobina de 3 a 7 vezes por rotação da manivela. É importante regular correctamente o carreto, nomeadamente o travão. Este deve funcionar quando o isco entra na água. Assim, a linha não produzirá laços. Estes carretos são adequados para a pesca em alto mar. Podem ser utilizados para a pesca no lago.
Os carretos sem inércia são mais frequentemente adquiridos em canas giratórias. Quando a linha desce durante o lançamento, a bobina não gira. Raramente são produzidos loops. As bobinas sem esfera são compatíveis com iscos mais leves. Um travão de fricção evita a ruptura da linha. É importante seleccionar o diâmetro correcto da linha para a bobina. O tamanho correcto está marcado no carreto. Os carretos sem mola são utilizados na pesca à linha e na pesca à linha.
Como escolher um carreto de pesca
Preste atenção a estes factores:
- Os carretos multiplicadores são escolhidos para a captura de peixes grandes e fortes. Os carretos de inércia são utilizados na pesca com mosca. Para a pesca à linha e à bóia, escolher um carreto sem mosca.
- Na pesca de peixes grandes, um carreto de fiação lenta com uma relação de transmissão baixa é a escolha certa. Isto fará com que o peixe isco se mova mais suavemente. Um carreto com uma relação de transmissão elevada é o mais indicado para a pesca à linha.
- É preferível escolher um carreto mais fiável com rolamentos. O seu número óptimo é de 4 a 7.
- A funcionalidade do travão de fricção varia em função do tipo de controlo. Para o autocontrolo, é preferível que o travão seja do tipo montado na retaguarda. Se for automático, é adequado um travão de fricção do tipo dianteiro.
- O sistema anti-torção reduz o emaranhamento da linha.
- Os carretos de metal são mais fiáveis, mas são pesados e adequados para pescar longas distâncias. São utilizados em combinação com uma cana leve.
- Se precisar de fazer lançamentos longos, escolha um carreto com uma bobina alargada.
É conveniente quando o kit do carreto de pesca tem uma bobina sobresselente. É possível enrolar as linhas separadamente para diferentes tipos de pesca e mudá-las consoante as necessidades. Também é bom poder reorganizar a pega de acordo com a sua mão direita ou esquerda. Isto permite-lhe escolher a posição ideal do punho do carreto na cana.