Como escolher o perfume certo para si: dicas e recomendações
- 14.02.2025
A perceção dos odores é individual. Há quem goste de fragrâncias frescas, e há quem não consiga sair de casa sem se salpicar com uma doce fragrância floral de perfume. Podem ser um meio de sedução, prazer e auto-expressão. Regra geral, ao escolher um perfume, uma pessoa guia-se pela intuição. Mas para escolher uma fragrância que se tornará o seu cartão de visita entre centenas de belos frascos, é necessário seguir estas dicas.
Quando comprar um perfume?
Os especialistas aconselham a compra de perfume de manhã. É nesta altura que os receptores olfactivos são mais sensíveis, mas à noite ficam embotados, por isso é melhor adiar uma ida à loja a esta hora do dia. As mulheres têm de ter em conta o facto de que, durante os dias críticos, a suscetibilidade dos aromas é muito reduzida. Por isso, é preciso comprar perfume antes ou depois deles. Indo para o frasco desejado, não é necessário usar água sanitária, desodorizantes, bem como outros meios odoríferos que irão distrair durante a escolha.
Algumas recomendações de especialistas:
- É preferível cheirar 3-4 fragrâncias de cada vez. Caso contrário, os receptores olfactivos ficarão cansados e perderão a sensibilidade. Assim, não será possível sentir e captar todas as notas da composição.
- Entre amostras de perfume, pode cheirar grãos de café, o que ajudará a restaurar a recetividade dos receptores ao cheiro.
- Não é necessário cheirar toda a gama de uma só vez. Se no primeiro dia nada lhe agradou, é melhor adiar a compra para outro dia.
Lifehack: depois de se ter decidido por um perfume, não é necessário comprá-lo exatamente no local onde foi escolhido. Qualquer perfume pode ser comprado na Internet. Aí pode sempre encontrar mais barato do que nas lojas de moda.
Como aplicar o perfume?
Existem três níveis de manifestação do odor do perfume: inicial, médio e também residual. Quando abrimos o frasco, um odor forte e concentrado atinge imediatamente o nariz - esta é a base do perfume. É impossível julgar pelo odor que sai do frasco ou da sua tampa. Primeiro, é necessário aplicar o perfume na pele e esperar 15-20 minutos. Este é o tempo necessário para que o odor se revele. Este odor será considerado o odor médio. E o residual é aquele que se manifesta após algumas horas. Ele é pouco percetível. Também não é recomendado “apressar” a fragrância - esfregá-la na pele, para que ela se revele rapidamente. A mancha de álcool deve evaporar-se naturalmente, só neste caso é que se pode sentir a fragrância plenamente.
A primeira impressão da fragrância ajudará a deixar tiras-teste feitas de papel. O testador deve ser cheirado a uma distância de cerca de 2-3 cm do nariz. Quando a fragrância for apreciada, pede-se para aplicar uma gota de perfume na dobra do cotovelo ou no pulso. Após 5-10 minutos, inalar a fragrância. Deixando-o na pele até à noite, levamos a amostra connosco. Durante o dia, cheiramo-la para sentir como a fragrância se desenvolve. Se gostarmos, no dia seguinte compramos o perfume.
Conselhos dos psicólogos
Segundo os psicólogos, a escolha do perfume será influenciada pela idade da pessoa e pelo seu carácter. Eles recomendam:
- Às raparigas jovens que dêem preferência a cheiros frescos e frutados, fragrâncias unissexo.
- Naturezas alegres, enérgicas e abertas - utilizar aromas florais e cítricos.
- Para pessoas escondidas e calmas - fragrâncias de tons orientais.
- Indivíduos inconstantes e sensíveis - odores aldeídico-florais.
Algumas fragrâncias podem afetar o corpo humano. Por exemplo, o cheiro do café estimula o desempenho, a lavanda - acalma, a cereja - torna o interlocutor mais falador, e a baunilha tem um efeito calmante. Recomenda-se aos fumadores que escolham fragrâncias com cheiro a tabaco e couro.
Deve também lembrar-se que nem todos os perfumes se revelam gradualmente. Há aqueles que não alteram o seu odor na pele ao longo do tempo. Se o perfume tiver um odor demasiado intenso, deve ser abandonado. As fragrâncias frescas são melhor aplicadas na roupa: no interior de blusas ou casacos.