Pavimentos industriais: O que é, tipos e características
- 14.12.2022
As instalações industriais ou técnicas requerem uma superfície de pavimento resistente que não será danificada por produtos químicos, peso pesado do equipamento ou carga. Nas áreas públicas, uma aparência atraente e facilidade de limpeza são também importantes. Todas estas características são combinadas num único revestimento - um composto para pavimentos. É um composto de resina polimérica que é vertido sobre o substrato de betão e se espalha uniformemente sobre ele. Uma vez curado, produz uma superfície de alto brilho e de alta resistência.
Vantagens dos pavimentos industriais
As vantagens de um chão de betonilha industrial:
- O revestimento é durável. Os pavimentos industriais são sem costura, pelo que não há juntas que possam rachar, divergir ao longo do tempo. As resinas de poliuretano dão força, e a superfície não será danificada pelo movimento de cargas pesadas.
- A resistência aos produtos químicos torna os pavimentos autonivelantes adequados para instalações industriais onde as substâncias cáusticas devem ser manuseadas. Quando estes entram em contacto com a superfície do pavimento, não destroem a camada protectora.
- A contaminação é facilmente removida do chão autonivelante. O líquido não é absorvido, as substâncias secas são esfregadas ou lavadas, não deixando vestígios.
- Os pavimentos autonivelantes são seguros para a saúde humana. Não existem fumos nocivos.
- A superfície pode resistir a flutuações de temperatura, baixas ou altas.
Tipos de pavimentos líquidos
Os pavimentos autonivelantes de qualquer composição têm aumentado a resistência e a resistência à abrasão. Diferentes propriedades adicionais ou reforço de certas características dão o tipo de base de polímero:
- As resinas metil metacrílicas em pavimentos industriais dão resistência à radiação ultravioleta e às baixas temperaturas. Estes pavimentos são adequados para instrumentação, produtos farmacêuticos e áreas exteriores expostas à luz solar.
- As resinas epóxidas formam uma película fina na superfície do pavimento, que não é destruída por álcalis, ácidos, óleos e outras substâncias agressivas. O revestimento é ideal para salas de exposição de automóveis, oficinas e instalações da indústria química.
- O poliuretano dá uma superfície altamente elástica e não se rachará quando caído de uma altura de um metro por um objecto de 5 kg. Adequado para salas não aquecidas e salões com maior vibração.
- A composição cimentício-acrílica é mecânica e quimicamente resistente. A partir do movimento de cargas pesadas a superfície não se deforma e não se afasta da base. Os pavimentos auto-nivelantes de cimento e acrílico podem ser tratados com vapor e produtos químicos para desinfecção.
Onde são aplicados os pavimentos de revestimento líquido?
Os pavimentos industriais autonivelantes são adequados para tais objectos:
- Edifícios públicos: centros comerciais, instituições de ensino, salas de exposição, grandes escritórios.
- Armazéns, terminais e outras instalações industriais.
- Áreas onde as condições de humidade são tratadas, tais como lacticínios, fabrico de cerveja, pesca e outras áreas.
- Instalações onde são manuseados produtos químicos agressivos.
- Indústrias alimentares, químicas e médicas.
- Pavimentos para hangares de aviões, fábricas de automóveis, parques de estacionamento e outras áreas com cargas pesadas.
Os pavimentos industriais autonivelantes não são o cinzento sombrio das antigas fábricas e armazéns. Podem ser claros ou mesmo coloridos, com um logotipo da empresa ou um desenho. O aspecto dos pavimentos industriais é atractivo, o que tem um efeito positivo no humor e no desempenho da mão-de-obra.