Caiaque: o que é, caraterísticas, como escolher um caiaque
- 15.01.2025
Os caiaques são barcos de design invulgar. São muito estreitos e alongados, o que lhes confere uma maior capacidade de manobra. Os caiaques estão disponíveis para uma, duas ou três pessoas. O casco deste barco é fechado na parte superior: quando uma pessoa se senta nele, as pernas ficam escondidas. Os caiaques variam em termos de design, manobrabilidade e capacidade de carga.
Caraterísticas dos caiaques
Os caiaques diferem quanto ao seu objetivo:
- Os barcos de recreio são mais largos do que os outros modelos. São mais confortáveis e estáveis. São montados em águas calmas durante curtos períodos de tempo. Os caiaques de recreio são difíceis de virar, mas se remar intensamente para a frente, a estabilidade do percurso é reduzida. Estes barcos têm compartimentos estanques para os objectos.
- Os caiaques de turismo têm comprimentos alargados até 4,5 metros. São estáveis e deslocam-se rapidamente em linha reta. No entanto, são menos manobráveis. Têm um compartimento para carga e equipamento. As embarcações de turismo são mais confortáveis do que as embarcações de recreio, ultrapassando-as em termos de qualidade de navegação e de segurança.
- Os caiaques de pesca têm frequentemente um design de casco arredondado e um fundo ligeiramente curvo. É mais plano para garantir a estabilidade. Estes caiaques estão equipados com consolas que tornam a posição de pé mais confortável, suportes para canas e blocos de equipamento.
- Os caiaques de mar são considerados os mais rápidos. São compridos e a proa é elevada. Os barcos têm até 6 metros de comprimento, estão equipados com laterais altas e um convés quase plano. Os caiaques de mar têm direção, escotilhas de carga para navegação por GPS. Alguns modelos têm uma vela.
- Os caiaques de rafting têm 2 a 3,5 metros de comprimento. Têm um casco arredondado para uma manobrabilidade máxima. Os caiaques fundidos são os mais resistentes.
Como escolher um caiaque
Para decidir qual o modelo de caiaque mais adequado, deve ter em conta, em primeiro lugar, o local onde vai nadar. Se se trata de fazer rafting num rio agitado ou de andar no mar, são necessários barcos especiais para o efeito.
Ao escolher um caiaque, tenha em conta estes factores:
- Quanto maior for a área de água, maior deve ser o caiaque.
- Os parâmetros deste tipo de barco devem corresponder ao peso e às dimensões do remador.
- O número de lugares é escolhido em função do número de pessoas que vão utilizar o caiaque num só mergulho. É importante ter em conta que um caiaque de dois lugares é mais difícil de gerir sozinho.
- Preste atenção à capacidade do compartimento de carga. Se este comporta os objectos a colocar no caiaque.
- A facilidade e rapidez com que o caiaque avança depende da relação entre o comprimento e a largura do barco.
- Os caiaques de fundo plano, largos e curtos são piores em águas calmas e movem-se rapidamente num rio com rápidos. Os modelos estreitos e compridos com quilha deslocam-se facilmente em águas calmas, mas são mais lentos no rio.
O material do casco de um caiaque é frequentemente plástico ABS, polímero ou fibra de vidro. Quanto mais caro for o modelo, mais flexível é o casco. Os caiaques baratos utilizam plástico comum, que pode rachar com os choques. Estes caiaques só são adequados para águas calmas, sem rochas e correntes fortes.