Portas interiores laminadas: o que são, tipos e características
- 13.01.2023
As portas interiores laminadas são feitas com base num material composto. É uma folha com várias camadas. A base de tais portas, na maioria dos casos, é uma construção feita de madeira. Os vazios são preenchidos com espuma de poliuretano ou cartão canelado. Esta abordagem melhora a resistência e as propriedades de insonorização. Depois, as placas finas de MDF são coladas à superfície exterior por meio de prensagem a quente. São-lhes fornecida uma película decorativa que actua como uma camada protectora.
A camada superior laminada parece um folheado, mas na realidade a diferença é claramente visível. Estas portas são consideradas como um análogo barato de produtos de madeira.
Principais variedades de portas interiores laminadas
Tipos de revestimento superior de portas laminadas:
- filme laminado de papel;
- material melamínico;
- película de fibra de vidro;
- Película de PVC;
- Plástico CPL.
Os materiais listados diferem quanto ao grau de durabilidade. A opção mais barata é a membrana laminada de papel. A desvantagem do revestimento é que não é muito durável. Esta película é frequentemente utilizada para revestir paredes divisórias temporárias em edifícios que são aquecidos.
O revestimento com melamina é obtido através de um papel espesso e multicamadas. Está impregnada de resinas artificiais. As portas são altamente resistentes a tensões mecânicas e químicas, e por isso têm uma longa vida útil.
As membranas de fibra de vidro são uma combinação de fios finos de vidro e melamina. As portas desta gama têm uma longa vida útil e são esteticamente agradáveis. O seu preço é comparável aos modelos folheados e aos de madeira maciça. Este acabamento não é utilizado com frequência.
As membranas de policloreto de vinilo são compostas de resinas poliméricas. Não são danificadas pelo contacto com a humidade, flutuações de temperatura. O preço acessível e uma vasta paleta de cores tornaram as portas revestidas com membranas de PVC extremamente populares.
As folhas das portas revestidas com plástico CPL estão protegidas contra a humidade. A vantagem destas portas é a sua maior resistência ao desgaste. São frequentemente instalados em edifícios públicos - bancos, escritórios. As portas interiores laminadas combinam um aspecto sólido e um preço comparativamente baixo.
Vantagens e desvantagens da folha de porta laminada
As principais vantagens das folhas laminadas das portas estão relacionadas com os seguintes critérios:
- custo democrático;
- aspecto apresentável;
- Resistência à humidade e às flutuações de temperatura;
- a leveza da folha da porta;
- cuidado fácil.
O filme laminado de alta qualidade não altera a sua forma sob a influência da humidade e não é afectado por flutuações dramáticas de temperatura. O baixo peso destas construções permite a sua instalação mesmo em paredes divisórias de gesso cartonado.
As superfícies laminadas lisas são dotadas de propriedades antipoeiras, são fáceis de limpar da sujidade com agentes não abrasivos com uma acção suave. Estão disponíveis numa variedade de desenhos que lhes permitem integrar-se perfeitamente em todos os tipos de interiores.
As desvantagens dos tecidos laminados são que as películas baratas podem queimar quando expostas ao sol. Os produtos deste tipo não são muito resistentes à influência mecânica. No entanto, as portas laminadas têm mais vantagens do que desvantagens.