Ligadura médica: o que é, tipos, como usar
- 02.03.2025
Uma ligadura é um dispositivo médico que mantém as partes do corpo na posição correta de acordo com a fisiologia. A sua conceção elimina a carga de compressão dos músculos e dos órgãos internos. Veja os tipos de ligaduras médicas e como usá-las.
Tipos de ligaduras médicas
As ligaduras médicas diferem consoante o local da sua fixação no corpo humano:
- Uma ligadura inguinal é usada na zona da virilha para prevenir ou tratar vários tipos de hérnias.
- A ligadura umbilical para crianças é feita de tecido elástico. É fixada na cintura da criança com um fecho de velcro. O seu objetivo é criar uma certa pressão na zona do umbigo. A ligadura umbilical pode ser utilizada para a hérnia do umbigo em recém-nascidos.
- A ligadura para hérnia umbilical para adultos também é feita de material elástico. É larga, com nervuras de reforço. O modelo é apertado com fechos de velcro. A ligadura é usada para evitar o aparecimento de uma hérnia, quando é necessário levantar coisas pesadas ou quando há outra carga.
- A ligadura de hérnia para mulheres é feita sob a forma de calças. É utilizada quando o útero ou outros órgãos internos estão prolapsados. A sua forma semi-rígida reduz a dor e coloca os órgãos na posição correta.
- A ligadura para hérnia masculina é feita sob a forma de um cinto largo, que é fixado entre as pernas com fechos especiais. É usada para evitar a formação de hérnias durante o esforço físico, bem como na patologia existente.
- A ligadura torácica é usada se for diagnosticada uma nevralgia intercostal, miosite. Fixa o tórax após uma intervenção cirúrgica. A cinta torácica reduz a dor e o risco de hérnias pós-operatórias. Existem modelos femininos e masculinos.
- As ligaduras femininas pré-natais e pós-parto são utilizadas para apoiar o abdómen no final da gravidez. Favorece a posição correta do bebé no útero, reduz a probabilidade de aparecimento de estrias na pele. É feita sob a forma de cuecas com uma cintura exagerada com fixação elástica.
- As ligaduras ortopédicas destinam-se a diferentes articulações do corpo, nos braços e nas pernas. A sua conceção limita o movimento do membro e apoia os tecidos moles.
- A ligadura para doentes após cirurgia intestinal e remoção de estoma apoia os tecidos da parede abdominal, promove uma cicatrização mais rápida da sutura e reduz a dor.
Como usar uma ligadura
As ligaduras médicas só são utilizadas quando prescritas por um médico. Este determina o tamanho, a elasticidade e o método de fixação adequados. Algumas ligaduras são usadas no corpo nu, outras em roupa interior. O produto é utilizado de acordo com as instruções.
A ligadura para o abdómen é usada deitada de costas. É enrolada à volta do corpo e apertada à frente com velcro. O elemento de fixação é colocado na zona da lesão ou da sutura pós-operatória. A ligadura só é retirada à noite. Imediatamente após a cirurgia, é usada durante alguns dias, durante todo o período de vigília. Por recomendação do médico, a ligadura é gradualmente substituída por uma utilização temporária, especialmente durante a atividade física.