Motobombas: o que são, tipos, usos
- 30.12.2022
Uma bomba de água difere das outras bombas por ter um alto poder de sucção. Bombeiam água limpa ou suja, funciona com um motor a gasolina, diesel ou eléctrico. O seu trabalho activa o elemento de bombeamento - um diafragma ou impulsor.
Tipos de bombas
O tipo de desenho da unidade é seleccionado de acordo com a sua utilização prevista:
- As bombas centrífugas são utilizadas para água limpa e ligeiramente contaminada. A rotação das lâminas produz uma força centrífuga que provoca o arranque da motobomba.
- As bombas de diafragma são adequadas para líquidos viscosos e poluídos. A unidade aspira água para a câmara de trabalho com um vácuo e expulsa-a para a área de descarga quando a câmara de trabalho é reduzida.
As bombas químicas são concebidas para bombear meios agressivos, tais como ácidos ou álcalis. O revestimento interno da tubagem de aço inoxidável não reage com o conteúdo nem os oxida.
Bombas de sujidade
Este equipamento caracteriza-se pelas seguintes características:
- A capacidade de bombear líquido com partículas sólidas de cerca de 25 mm de tamanho.
- Fácil acesso à peça de bombagem para remoção rápida de detritos.
- Alta capacidade.
- Diâmetros de entrada e saída de 50 e 100 mm.
As bombas de lama têm frequentemente motores quádruplos. São estáveis e não requerem a preparação de uma mistura óleo/gasolina. O conteúdo a ser bombeado não deve exceder 50 graus centígrados de temperatura.
Bombas para água limpa ou ligeiramente contaminada
Tais unidades estão disponíveis em dois tipos:
- Motobombas de baixa pressão com motor a gasolina a dois tempos. Bombeam água com partículas não maiores do que 5 mm. As unidades são compactas, móveis e de baixa capacidade. São utilizados em casas de férias e pequenos lares particulares.
- As motobombas de alta pressão ou com motor a gasolina ou diesel a quatro tempos podem bombear água horizontalmente para longas distâncias. Têm uma elevada capacidade de bombeamento. São adequados para regar áreas afastadas de poços ou lagos, ou para extrair água de grandes piscinas.
Características principais das bombas
A escolha de uma bomba, em primeiro lugar, determina a finalidade da unidade e o tipo de líquido para o qual foi concebida. Além disso, são tidos em conta os seguintes factores:
- Capacidade - quantos metros cúbicos de água a motobomba bombeia por hora. O consumo aumenta com o aumento da potência: 2 litros por hora para modelos de baixa potência e 4-5 litros por hora para modelos de alta potência. Se o líquido precisar de subir a uma altitude superior, a capacidade cairá 30-40% da capacidade especificada.
- A altura de elevação é a distância a que a unidade pode elevar o líquido. Se for indicado 25 m, esta é a distância para cima que a bomba pode entregar o conteúdo a partir do nível onde está instalada.
- A profundidade de aspiração é o nível a partir do qual a bomba pode elevar a água da fonte para o sistema. Se forem especificados 5m, não deve haver mais de 5m desde o nível em que a bomba se encontra até ao reservatório. O alcance mais adequado é de 2-2,5 m.
- Os diâmetros de saída e de saída são 50, 75, 100 mm.
Utilização de bombas de água
As unidades são utilizadas para as seguintes tarefas:
- Alimentação de água de um poço ou reservatório numa parcela de terra.
- Desaguamento de caves e terrenos inundados.
- Bombagem do conteúdo das fossas até ao lodo pastoso. As bombas de diafragma são adequadas para isto.
- Bombagem de fertilizantes de alta concentração. São utilizadas unidades em aço inoxidável.
As motobombas como um tipo especial de bombas funcionam com água limpa ou suja, graças à sua alta potência. A independência do equipamento em relação à electricidade permite a sua utilização onde não existem serviços públicos - nos campos, nas hortas.