Doença periodontal: o que é, causas, sintomas e prevenção
- 13.03.2023
A doença periodontal é uma patologia dos tecidos que rodeiam os dentes. As gengivas estão frequentemente inflamadas, sangrando e inchadas, expondo a raiz dos dentes. Pode ocorrer mau hálito. A doença periodontal não é uma doença agradável uma vez que as gengivas estão doridas e os dentes ficam soltos. O inchaço e a inflamação dos tecidos tornam o sorriso menos atraente. Pode ser doloroso comer, especialmente quando se morde em alimentos duros. Porque é que a doença periodontal ocorre e como pode ser evitada?
Fases da doença periodontal
A doença periodontal desenvolve-se gradualmente:
- Nas fases mais suaves, os pescoços dos dentes são ligeiramente expostos. As gengivas estão pálidas, mas não há alterações visíveis. Os dentes estão firmemente incrustados nos tecidos.
- Um caso médio de doença periodontal pode ser visto como um aumento da palidez e dureza das gengivas e os pescoços dos dentes são mais visíveis. A ligeira mobilidade dentária pode ser sentida e os espaços entre os dentes são ligeiramente maiores.
- Na doença gengival grave, as raízes dos dentes são quase completamente expostas. Os dentes movimentam-se e torna-se impossível comer alimentos sólidos.
A doença periodontal pode ser localizada a uma determinada área e afectar mais do que um dente. Se for generalizada, afecta todo o maxilar superior ou inferior.
Causas da doença periodontal
A principal causa da inflamação da gengiva é a falha na nutrição dos tecidos. Ocorre devido a várias causas:
- Espasmo na zona do pescoço. O fluxo sanguíneo é prejudicado devido à pinçagem dos tecidos. As gengivas são alimentadas por pequenos vasos sanguíneos, que podem ficar bloqueados devido à tensão.
- Desequilíbrios hormonais durante a gravidez, puberdade ou devido a doenças da tiróide.
- Malnutrição: falta de proteínas ou gorduras, vitaminas C e D, E, A.
- Doenças sistémicas: diabetes, arteriosclerose, etc.
- Doenças gastrintestinais: gastrite, úlceras gástricas e duodenais.
- Maus hábitos: tabagismo, abuso de álcool.
- Problemas dentários: má mordida, dentes soltos, bruxismo.
A fim de determinar o motivo da ocorrência de doenças gengivais, é necessário submeter-se a um exame médico prescrito por um médico. Existem frequentemente várias causas para a doença da gengiva. Saber o que causa a doença periodontal não só ajuda a combater os sintomas, como também reduz ou elimina as causas da doença. Depois, a doença da gengiva pode ser travada e o tecido pode ser reparado.
Prevenção de doenças periodontais
Para manter as gengivas saudáveis, é necessária uma abordagem holística:
- Realizar diariamente a higiene oral. Escovar bem os dentes, mas não forçar. É utilizada uma escova de dentes macia ou de média espessura. O fio dental é usado para remover os restos de comida entre os dentes. Tenha os seus dentes limpos regularmente pelo seu dentista.
- Faça uma dieta nutritiva para assegurar um fornecimento adequado de proteínas, gorduras e vitaminas. Beba água limpa.
- Exercício para manter a circulação activa. Os espasmos do pescoço podem ser aliviados. Massajar as gengivas.
- Verificar os dentes a tempo e usar um protector bucal para o bruxismo. Isto não deve pressionar as gengivas, mas sim agir sobre os dentes.
- Acabe com os hábitos pouco saudáveis.
- No caso de qualquer doença sistémica, o paciente consulta um médico para assegurar um tratamento atempado.
A utilização de pastas de dentes abrasivas e escovas duras não é aconselhada, se as gengivas forem sensíveis. Os procedimentos de branqueamento dos dentes são contra-indicados durante um período agudo de doença das gengivas. Tais procedimentos só podem ser realizados numa clínica sob recomendação de um dentista.