Transtorno de personalidade: o que é, tipos, sintomas
- 07.07.2025
O transtorno de personalidade é um distúrbio mental complexo que afeta a forma como a pessoa se percebe a si mesma, aos outros e ao mundo ao seu redor. Esses estados não são considerados temporários, como o stress, por exemplo, mas duram anos. Pessoas com transtorno de personalidade frequentemente têm dificuldade em interagir com outras pessoas no trabalho e nas relações pessoais. Elas enfrentam a incompreensão das pessoas ao seu redor.
Como se manifesta o transtorno de personalidade?
Os sintomas do transtorno de personalidade geralmente aparecem ainda na adolescência ou no início da idade adulta. Sem tratamento, eles podem piorar. Os sintomas dependem do tipo de transtorno, mas há sinais comuns:
- Dificuldades nos relacionamentos.
- Reação inadequada a situações comuns.
- Incapacidade de se adaptar a condições em mudança.
- Suspeita excessiva, ansiedade ou impulsividade.
- Dependência de outras pessoas, conflito ou isolamento.
- Mudanças frequentes de humor, ansiedade ou indiferença.
A psicoterapia ajuda a pessoa a compreender melhor as suas emoções e o seu comportamento. Às vezes, é utilizado tratamento medicamentoso para corrigir a ansiedade ou a depressão. Este estado não é considerado uma patologia mental grave. Mas é necessária a ajuda de especialistas para que a pessoa possa viver uma vida plena.
Tipos de transtorno de personalidade
Existem vários tipos de transtornos de personalidade. Eles diferem em seus sintomas. Convencionalmente, eles são divididos em três grupos. Grupo A - manifestações estranhas ou excêntricas:
- Transtorno paranóico: suspeita excessiva. Desconfiança até mesmo em relação a pessoas próximas, convicção de que elas querem prejudicá-lo. Sensibilidade excessiva e incapacidade de perdoar.
- Transtorno esquizóide: tendência ao isolamento e à evitação de contatos sociais.
- Transtorno esquizotípico: estranheza no pensamento e no comportamento, muitas vezes lembrando sintomas leves de esquizofrenia.
Cluster B - manifestações emocionais e impulsivas. Estão mais relacionadas com a manifestação de sentimentos, com uma necessidade elevada de atenção. Incluem-se aqui os seguintes transtornos de personalidade:
- Transtorno antissocial: ignorar regras e normas, falta de empatia, sentimento de culpa pelos seus atos. Tendência para conflitos e crimes.
- Transtorno limítrofe: emoções instáveis, impulsividade, medo da solidão.
- Transtorno histérico: constante necessidade de atenção. Frequentemente apresentam aparência ou maneiras provocantes.
- Transtorno narcisista. Autoestima exagerada, sentimento de superioridade. Necessidade de admiração e reconhecimento. Falta de empatia, tendência a usar outras pessoas para atingir os seus objetivos.
O cluster C é composto por pessoas ansiosas e introvertidas. Elas têm preocupações excessivas em relação às relações com outras pessoas ou a certas ações. Os principais tipos de transtornos de personalidade desse tipo são:
- Transtorno evitativo: medo de ser rejeitado, evitação de situações sociais.
- Transtorno dependente: forte necessidade de apoio de outras pessoas. Dificuldade em tomar decisões sem a ajuda de outras pessoas. Medo de ser abandonado, o que pode levar a tolerar relacionamentos doentios.
- Transtorno obsessivo-compulsivo de personalidade: foco excessivo em detalhes, perfeccionismo.
Sintomas detectados a tempo e ajuda profissional podem reduzir significativamente suas manifestações. É importante não se automedicar. Psicoterapia, tratamento medicamentoso e apoio de entes queridos ajudarão a pessoa com transtornos de personalidade a levar uma vida plena.