Isolamento com espuma de poliuretano: o que é, características, aplicações
- 13.12.2022
Edifícios industriais: oficinas de fábricas, armazéns e hangares requerem isolamento para que as condições neles existentes sejam adequadas ao equipamento, armazenamento de mercadorias, materiais. As pessoas estão mais confortáveis para trabalhar em instalações com isolamento contra o frio. A espuma de poliuretano é amplamente utilizada para isolar edifícios industriais, é adequada para uma série de parâmetros.
O que é isolamento de espuma de poliuretano
A espuma de poliuretano é constituída por dois componentes: diisocianato e poliol. Individualmente, estas substâncias são tóxicas, por isso a pessoa que as mistura usa um respirador. Quando misturados, o diisocianato e o poliol formam um polímero seguro. No processo da sua combinação, forma-se dióxido de carbono, que cria pequenas bolhas cobertas por uma casca de polímero. Após a cura, o material tem um alto valor de isolamento porque o dióxido de carbono não conduz muito bem o calor.
Tipos de espuma de poliuretano:
- A espuma de poliuretano com células abertas está próxima da lã mineral em termos de condutividade térmica. A desvantagem é que absorve a humidade. Precisa de ser isolado da humidade e do vapor de ambos os lados. Adequado para isolamento interno de paredes divisórias ou paredes de hangar.
- A espuma de poliuretano de células fechadas não absorve humidade, adere a diferentes tipos de superfícies. Para paredes, é utilizada espuma de poliuretano de densidade média. Para coberturas, debaixo de betonilha e outras áreas de construção de produção com cargas mais elevadas, a espuma de poliuretano de alta densidade é adequada. A espuma de poliuretano de densidade média é utilizada para preencher cavidades ou para criar paredes de sanduíche.
A aplicação de espuma de poliuretano
Como é aplicada a espuma de poliuretano:
- O diisocianato e o poliol são misturados em proporções iguais numa máquina de alta pressão, aquecida a + 45 graus.
- A mistura é pulverizada sobre a superfície para ser isolada com uma mangueira através de uma pistola especial.
- Forma-se dióxido de carbono, que «sopra» a espuma.
- A espuma endurece e cria uma camada isolante.
Para tornar o isolamento de espuma de poliuretano exuberante, com muitas bolhas e não assentar, devem ser seguidas as seguintes regras:
- O diisocianato e o poliol devem estar sempre em proporções iguais. Caso contrário, a condutividade térmica do revestimento será reduzida.
- Os componentes são misturados num sistema de alta pressão. Se utilizado num sistema de baixa pressão, o spray não será homogéneo.
Peculiaridades de isolamento com espuma de poliuretano
Vantagens deste método de isolamento:
- A espuma de poliuretano adere firmemente a quase todas as superfícies. Menos - pode então ser limpo apenas mecanicamente. Não são fornecidos solventes.
- A espuma de poliuretano pode ser utilizada durante 25 anos ou mais. Após este período, o dióxido de carbono é gradualmente substituído pelo ar. No entanto, a condutividade térmica torna-se apenas ligeiramente superior.
- O material é aplicado rápida e uniformemente, mesmo em locais de difícil acesso, e preenche completamente os espaços vazios.
- Alta permeabilidade ao vapor. O vapor escapa através de paredes e revestimento de espuma de poliuretano.
- O material não se incendeia.
Consolas de isolamento com espuma de poliuretano:
- O custo do isolamento com espuma de poliuretano é cerca de 2 vezes superior ao da aplicação de lã mineral. Se calculada de acordo com a durabilidade destes materiais, a espuma de poliuretano é mais barata.
- O isolamento de alta qualidade só é obtido se forem respeitadas as proporções correctas e a tecnologia.
- A utilização de espuma de poliuretano requer equipamento e aptidões especiais para trabalhar com ela. Se vai isolar um único edifício industrial, especialmente se for pequeno, terá de contratar um especialista.
- A espuma de poliuretano irá deteriorar-se quando exposta aos raios UV. É necessário acabamento de superfície.
A espuma de poliuretano pode cobrir grandes superfícies de qualquer material, construção e desenho. A alta velocidade de aplicação e cura do material permite um isolamento térmico rápido.