Folhas laminadas: O que são, tipos e utilizações
- 19.11.2022
A chapa metálica é utilizada na construção de edifícios, na engenharia mecânica, no fabrico de peças e equipamentos. Tal material é produzido sob a forma de bobinas ou folhas fatiadas. A superfície pode ser pintada. O aço ou os metais não ferrosos são utilizados como base. A chapa pode ser cortada, estampada, soldada e afiada.
Métodos de fabrico de produtos em chapa metálica
Dependendo do método de fabrico, a chapa metálica é adequada para certas tarefas. Porque o método de fabrico afecta as propriedades da chapa metálica. Há dois métodos: laminagem a frio e laminagem a quente numa máquina especial.
Quando as chapas são feitas por laminagem a quente, é utilizado aço-carbono como base, na qual são adicionados aditivos de ligas. Este método é menos dispendioso, por isso o preço é mais baixo.
As chapas metálicas laminadas a frio são geometricamente mais precisas e robustas. O método de processamento do metal laminado a frio é mais complexo e os produtos finais são mais caros. São utilizados na produção em grande escala onde é necessária uma maior resistência do produto: na construção naval, na construção de edifícios.
Tipos de chapas de aço laminadas
Os produtos de chapa metálica podem ser deste tipo:
- Chapas laminadas a quente - o metal é deformado e processado por altas temperaturas. A folha tem uma superfície rugosa mate.
- As chapas galvanizadas são produzidas a frio ou a quente. A sua peculiaridade é que um revestimento de zinco é aplicado à superfície. Este material não corrói.
- As chapas laminadas a frio são laminadas sem aquecimento, utilizando um processo especial. O material pode ser esticado, se necessário.
- Chapa em forma de tira - os entalhes são feitos em chapa laminada a quente e é desenhada. As células são formadas.
- As chapas corrugadas são chapas de aço com irregularidades que são aplicadas num determinado ângulo ou em losangos. Este material é utilizado para cobrir pisos de lojas, escadas e pontes para os tornar antiderrapantes.
As folhas laminadas variam em espessura. A chapa de aço vem em espessuras de 0,5 a 3,9 mm. São flexíveis e fáceis de moldar. A chapa de aço tem uma espessura de 4-160 mm para produtos de alta resistência.
Aplicação
A chapa de aço laminada é utilizada nessas áreas:
- As inclinações de processamento de chapas laminadas a quente, reforçam a cofragem, são utilizadas na criação de condutas, peças para o lar.
- A chapa laminada a frio é utilizada para paredes interiores ou exteriores de edifícios, instalações de armazenamento e outros objectos económicos.
- As chapas metálicas expandidas são utilizadas no fabrico de escadas metálicas, para reforçar plataformas de observação e reservatórios.
- As chapas onduladas são adequadas para o equipamento de plataformas acima do solo.
- A chapa galvanizada é utilizada para cobrir telhados, para revestir estruturas e instalações de processamento de alimentos.
- As chapas de aço inoxidável são adequadas para utilização em ambientes com elevada humidade e exposição a ácidos ou álcalis.
- A chapa de aço pintada com cetim é adequada para vedações decorativas, portas e paredes.
A chapa metálica é utilizada para fabricar tanto produtos grandes - tanques e cisternas, vedações, painéis para painéis grandes, mobiliário, e pequenos - pratos, latas, garrafas térmicas e muito mais. O custo do material é influenciado pelo método de fabrico, espessura, e pela presença de revestimento protector. As chapas metálicas são marcadas com marcações que indicam as suas características e finalidade.