Mangueiras de borracha: tipos, características, aplicação
- 09.09.2023
A mangueira de borracha é um tubo flexível, reforçado com uma rede de fios sintéticos ou fios metálicos. Foi concebida para transportar gás, líquidos e substâncias a granel sob pressão. As principais diferenças das mangueiras de borracha residem no tipo de reforço, no número de camadas de reforço.
Características dos tubos flexíveis de borracha
Os tubos flexíveis de borracha são constituídos pelas seguintes camadas
- Uma camada interna de borracha que proporciona isolamento. Tem uma elevada resistência a substâncias agressivas.
- Estrutura intermédia feita de malha metálica ou fios sintéticos.
- Camada exterior de borracha de elevada resistência. O material é resistente ao desgaste, não se deteriora com a humidade e as variações de temperatura.
Algumas mangueiras reforçadas estão equipadas com uma camada térmica adicional. É necessário fortalecer o design do tubo, proteger suas camadas internas.
Nas extremidades da mangueira de borracha, são instalados acessórios - elementos que a conectam a unidades, instalações, equipamentos, uma fonte de água, gás ou outra substância. Graças a isto, a tubagem é fixada de forma segura. No entanto, graças às propriedades da borracha e da camada de reforço, a mangueira mantém-se flexível.
A tubagem de borracha é adequada para utilização a temperaturas de -50 a + 100°C. Pode ser utilizada em condições difíceis de humidade elevada, vapores químicos.
Tipos de tubos flexíveis de borracha
Nos tubos flexíveis de borracha entrançada, um fio ou uma linha entrança a camada do material de base. Essas mangueiras são usadas para transportar líquidos técnicos, cuja temperatura não é superior a 101 ° C, óleos minerais com uma temperatura não superior a mais de 75 ° C, composições de emulsão de água. Existem também mangueiras com fio ou fio enrolado.
Se a trança for aplicada numa só camada, a mangueira pode suportar pressões até 160 atm. O entrançado duplo é concebido para pressões até 200 atm. A mangueira com uma trança, constituída por três camadas, é adequada para o transporte de substâncias sob pressão não superior a 330 atm.
Aplicação de tubos flexíveis de borracha
As condutas de borracha são utilizadas em esferas deste tipo:
- Na engenharia mecânica, são utilizadas como parte do sistema de abastecimento de combustível ou óleo.
- Na indústria, as mangueiras fornecem várias substâncias através das mangueiras. Também são utilizadas na construção de máquinas e outras unidades.
- As mangueiras de borracha fazem parte de sistemas de esgotos, de abastecimento de água ou de ventilação.
- Os produtos petrolíferos, os gases e outras substâncias agressivas são transportados através das mangueiras.
- Os tubos de borracha são utilizados em várias instalações agrícolas e agregados concebidos para irrigação, distribuição de fertilizantes, remoção de estrume e outras tarefas.
- As mangueiras são instaladas em electrodomésticos, máquinas de lavar roupa, máquinas de lavar louça, aparelhos de ar condicionado.
- Na indústria alimentar, as mangueiras são utilizadas para a produção de várias substâncias e matérias-primas.
As mangueiras utilizadas na indústria alimentar são feitas de borracha não tóxica. Não liberta substâncias nocivas para o ambiente que passa através do tubo. Embora as mangueiras de borracha novas possam ter um ligeiro odor, se o material for de alta qualidade, este desaparece rapidamente. Se as condições de funcionamento destes produtos forem respeitadas, eles duram muito tempo.