Deformidade em valgo e em varo do pé: o que é, qual é a diferença, causas
- 14.02.2025
Mesmo os pequenos desvios da norma no desenvolvimento das abóbadas do pé afectam a saúde humana. As patologias mais comuns do sistema músculo-esquelético são consideradas valgo e varo. Esta anomalia é encontrada tanto em crianças como em adultos. Dizemos-lhe como se diferenciam.
O que é valgo e varo: causas de ocorrência
Primeiro, vamos entender o que é valgo do pé. Trata-se de uma deformidade em que a parte central do pé cai para dentro. Neste caso, os dedos dos pés e os calcanhares curvam-se para fora e as canelas dobram-se num arco. Os joelhos são pressionados um contra o outro, por isso o valgo também é chamado de deformidade em forma de X. Na maioria das vezes, é acompanhado por pés chatos.
Nas crianças, o valgo dos pés e dos joelhos pode aparecer devido a estes factores
- Sapatos mal ajustados - uma das principais causas da deformidade em valgo do pé.
- Defeitos do desenvolvimento intrauterino.
- Consequências de doenças.
- Patologias congénitas dos pés.
- Esforço físico excessivo.
- Traumas e muitos outros.
Na deformidade em varo, há um apoio na parte exterior do pé, o dedo está virado para dentro. A distância entre os tornozelos é reduzida e a distância entre os joelhos é aumentada. Por este motivo, o varo é designado por deformidade em forma de O. Nem sempre é acompanhada de pés chatos. A patologia nas crianças ocorre por estas razões:
- Hipertonia muscular.
- Início precoce da marcha.
- Traumatismo do sistema músculo-esquelético.
- Pés chatos não detectados.
- Excesso de peso, etc.
Ao contrário do varo, o valgo do pé de grau ligeiro nas crianças é considerado normal e, na maioria das vezes, passa de forma independente. Nos adultos, o pé valgo e varo desenvolve-se, regra geral, devido ao facto de não se seguir um estilo de vida saudável, a cargas verticais excessivas e a ignorar as medidas preventivas. Por exemplo, negligenciar o uso de ortóteses após lesões e fracturas.
O valgo e o varo podem desenvolver-se ao mesmo tempo?
Não, a deformidade em valgo e em varo do pé em crianças e adultos não pode desenvolver-se simultaneamente num só pé. Mas as patologias podem passar de uma para a outra. Por exemplo, a deformação em varo das articulações do joelho pode ser combinada com valgo do pé. Cada caso é único e diferentes factores podem levar a combinações de patologias do sistema músculo-esquelético.
Varus e valgus: a diferença
O valgo e o varo têm as seguintes diferenças:
- A posição das dobras do tornozelo. No exterior do tornozelo - com valgo, no interior - com deformidade em varo.
- Rotação do pé. Em varo, o pé está virado para dentro, e em valgo, o pé está virado para fora.
Para saber mais sobre a diferença entre as patologias, bem como sobre a forma de corrigir a deformidade em valgo ou em varo do pé, pode informar-se junto do ortopedista. O médico efectua um exame, faz um diagnóstico preciso e diz-lhe mais sobre a razão pela qual os seus pés são curvos. Podem ser prescritas massagens e fisioterapia, e é provável que tenha de usar palmilhas para pés valgos e utilizar outras ortóteses e dispositivos.