Furo de água: tipos e características, o que o cliente precisa de saber
- 26.11.2022
Poço à água - uma das soluções vantajosas para arranjar a casa numa casa privada. Esta é uma boa opção quando o abastecimento centralizado de água não está disponível, ou quando se quer ser independente dele. A qualidade da água da torneira é frequentemente má, há interrupções no abastecimento de água e o custo dos serviços aumenta. Os poços profundos permitem produzir água limpa e mineralizada e ter um abastecimento autónomo, sem ter de depender de serviços públicos.
Tipos de poços para água
Os poços de água podem ser deste tipo:
- Poços de água de areia - perfurados em solo arenoso a uma profundidade de 40-50m. Estão equipados com tubos e filtros de aço inoxidável, para que não fiquem obstruídos com areia. A água é fornecida por uma bomba. Se a profundidade for pouco profunda, pode formar-se lodo. É necessária uma limpeza periódica. Duração de vida de 10 a 20 anos. Menos - de curta duração, podem aparecer impurezas e contaminantes na água.
- Poços artesianos para água - perfurados em rocha calcária a uma profundidade de 100-150 m. Nenhuma substância nociva entra nesses poços a partir do exterior. Não assoream a água e não requerem limpeza. A construção de um tubo dura até 30 anos, a construção de dois tubos - até 50 anos. Menos - a perfuração e instalação do sistema é dispendiosa.
- O poço abissínio ou poço nórdico é um poço pouco profundo até 12 m. Não é furado, mas perfurado. Isto é mais barato porque não é necessária nenhuma plataforma de perfuração. Pode conter contaminantes na água. A água de um furo pode conter impurezas nocivas; não é adequada para beber ou cozinhar.
Existem diferentes formas de disposição dos poços de água:
- Poços com tampa - os mais baratos, mas o fluxo de água não é regulado pela torneira. Adequado para o uso de água no Verão.
- Poço para água com um adaptador - adequado para poços a uma profundidade de 50 m. Também pode ser utilizado no Inverno. Os controlos estão localizados na casa.
- Poços para água com um caixão - a opção mais cara, mas a mais conveniente e durável.
O que precisa de saber
Do tipo de perfuração depende em grande parte da qualidade e do custo do poço:
- O método do canal de percussão - lento, mas barato. Adequado para poços pouco profundos.
- Perfuração de brocas - realizada com uma pequena plataforma de perfuração. Custo médio. Este é o método mais popular de perfuração.
- Rotary - perfura até grandes rochas e rochas duras até uma profundidade de até 200 m. Este é um método caro, mas o mais rápido.
Como escolher um local para um poço:
- Num diâmetro de 4 m não deve haver edifícios à volta do poço.
- Num raio de 300 m não devem ser localizadas instalações industriais, aterros sanitários, cemitérios.
- Um jardim que tenha sido tratado com produtos químicos ou fertilizantes deve estar a mais de 20 metros do poço.
Se o poço for pouco profundo - até 5 metros - existe o risco de que o líquido contenha impurezas nocivas. É muitas vezes água técnica adequada para irrigação de jardins e hortas. Para cozinhar, essa água é a mais adequada:
- Água artesiana extraída a partir de uma profundidade superior a 100 metros. É a melhor opção.
- Águas subterrâneas extraídas a partir de uma profundidade de 5-10 metros. A qualidade deve ser controlada regularmente.
- Água não pressurizada intercalada extraída de uma profundidade de 10-100 m. Geralmente, esta é uma boa água; raramente há problemas com ela.
Em que montante custará um poço, depende não só do método de perfuração, mas também dos elementos do sistema utilizados. Os tubos de aço são mais caros, os produtos em PVC variam em espessura, o que também afecta o preço. Os especialistas ajudam-no a escolher a concepção do equipamento mais adequado e o tipo de material de acordo com as condições do solo e a pressão que será exercida sobre as tubagens.