É interessante

Monitorização e contabilização automatizada do combustível da plataforma: o que é e como funciona

19.12.2022

Todos os componentes de uma plataforma de perfuração podem consumir até várias centenas ou milhares de litros de combustível por dia. O consumo de combustível depende do tipo de trabalho envolvido, das funções do equipamento e da temperatura ambiente.

Como sabe quanto combustível é realmente utilizado em cada momento? Afinal de contas, se o consumo de combustível só é contabilizado pelos regulamentos, na realidade é incontrolável. Os empregados podem atribuir um litro de combustível consumido. Além disso, alguns dos equipamentos podem desperdiçar combustível ao ficarem ociosos.

Como funciona o controlo e a contabilidade automatizados do combustível na plataforma

A entrada de combustível no depósito de petróleo na plataforma é controlada por um sensor de nível e outros dispositivos que registam o volume de combustível com a menor precisão possível. Eles determinam tais parâmetros:

  • Qual a quantidade de combustível em quilos ou litros.
  • A densidade da substância.
  • Quanta água está presente no depósito debaixo do combustível.
  • Quão boa é a qualidade do combustível.

Os medidores de caudal são instalados nas saídas de combustível dos tanques. Podem resistir aos efeitos de um ambiente agressivo. Em caso de adulteração do medidor de fluxo, este será detectado. Um íman ou ar comprimido não pode afectar as suas leituras.

O fluxómetro transmite os dados para um terminal de monitorização de hora a hora. Este dispositivo calcula quanto combustível foi consumido e há quanto tempo o consumidor de combustível se encontra em funcionamento. Os dados do caudalímetro são alimentados em tempo real ao terminal de controlo da plataforma de perfuração através da rede wi-fi. Os dados são então enviados para o serviço técnico através de comunicação via satélite.

Quando são utilizadas várias linhas de combustível, é possível monitorizar e registar exactamente quanto combustível é utilizado na plataforma e quanto é utilizado para reabastecer outro equipamento e maquinaria.

Há duas maneiras de estabelecer a monitorização e contabilização do combustível na plataforma:

  • Instalar medidores de combustível e medidores de caudal separadamente em cada peça de equipamento.
  • Os sensores em todo o equipamento são fixados pelo CAN-bus.

A plataforma de software do sistema automatizado de contagem e contabilização de combustível numa plataforma de perfuração pode ser adaptada aos requisitos técnicos da empresa. É possível reduzir a quantidade de equipamento que o sistema de medição tem de servir.

Qual é a vantagem da contabilização automática do combustível numa plataforma de perfuração

É necessário um controlo automatizado ao aceitar combustível nas instalações de armazenamento. Pode verificar que qualidade e que características do gasóleo foi recebido do fornecedor e quanto é realmente, não de acordo com documentos. Quando o combustível é consumido, determina quanto gasta cada unidade de equipamento e monitoriza continuamente a plataforma de perfuração por gps.

Os medidores de caudal ajudam a detectar que equipamento está em marcha lenta e apenas a desperdiçar combustível. E se um empregado se estiver a apropriar indevidamente de combustível, este é imediatamente detectado. A monitorização automatizada impede o pessoal de fazer batota com o combustível na fábrica.

Dados das plantas mostram que os medidores de caudal podem reduzir o consumo de combustível na plataforma em 25 por cento. Enquanto o consumo era de 8.000 litros por dia, 2.000 litros de combustível podem ser poupados quando o dispositivo é instalado. E quanto é reduzido o consumo de combustível num mês, e num ano!

EN - DE - ES - IT - PT - FR - BG - HU - EL - DA - ID - ZH - LV - LT - NL - PL - RO - SK - SL - TR - UK - FI - CS - SV - ET - JA - RU


Home - Confidencialidade

Quaisquer perguntas - info@kh-news.net