Chaves do carro: tipos e características
- 20.11.2022
Uma chave de carro é bastante diferente de uma chave de porta comum. Não só abre a porta do carro, como também activa o motor. Existem alguns modelos de chaves de carro com funções adicionais: permitem desbloquear o carro à distância e mesmo ligar o motor sem inserir a chave na ignição.
Modelos chave de carro
As chaves do carro variam em tamanho, o tipo de cortadores e a presença de um imobilizador. Os principais tipos são:
- Com mecanismo giratório - um chip transponder é colocado no corpo. Esta chave abre a fechadura da porta e activa o motor. Não estão previstas funções adicionais.
- Com mecanismo de ejecção - a parte metálica da chave é móvel. A chave pode ser escondida no seu invólucro, protegendo assim a chave contra a quebra. Disponível com transponder e transmissor.
- Uma chave com chip parece uma caneta de plástico com um circuito integrado e um botão de fecho central. O módulo envia um sinal que é recebido pelo imobilizador. É efectuada uma verificação de correspondência e, se for bem sucedida, o motor arranca. A fechadura pode ser aberta à distância e o motor activado.
- Chave inteligente. O dispositivo contém microchips que transmitem um código encriptado para o computador de bordo do automóvel. A chave inteligente funciona sem contacto ou é inserida numa ranhura especial.
- Chave inteligente para Mercedes com sistema de segurança. Normalmente operado por meio de botões. Existe uma parte mecânica para a abertura de emergência do carro.
Características de alguns tipos de chaves do carro
Ao utilizar uma chave mecânica e um imobilizador de chave fob, é necessário levar a chave fob a um dispositivo de leitura especial para ligar o carro. Isto desactiva o imobilizador e a chave pode então ser utilizada para ligar o carro. Se a chave fob se perder, o carro não pode ser ligado.
Chip in Key é o modelo mais popular de chaveiro automático. É uma chave dongle sob a forma de um porta-chaves de alarme com uma bateria incorporada. É conveniente que a parte de metal da chave esteja escondida na caixa. Portanto, não risca coisas, bolsos rasgados, etc.
O cartão chip é a variante mais inovadora da chave do carro. É um cartão plano, semelhante a um cartão de visita, apenas mais espesso. Um chip está embutido nele. É inserida numa ranhura especial no tablier. O condutor pode ligar o motor premindo simplesmente o botão start/stop. Estes sistemas não têm o habitual interruptor de ignição.
Características modernas do cartão chip:
- maior alcance;
- Há modelos em que o portador do cartão não precisa de o tirar para abrir a porta do carro (é accionado à distância). Mas em alguns sistemas, deve ser fixado a uma ranhura especial;
- muito difícil de falsificar - o código é único para cada carro e cada par de cartões chip.
O cartão chip pode ter uma chave chip embutida. É necessário no caso de a electrónica falhar. No entanto, tal combinação reduz significativamente a segurança.
A chave que melhor depende das preferências pessoais e dos requisitos de segurança. A chave do chip é a escolha mais comum - acessível e conveniente. Se quiser maximizar a segurança e as suas finanças permitirem, escolha o cartão chip. Mas tem de se ter muito cuidado com o cartão chip. Se o cartão chip for danificado ou perdido, é difícil e caro restaurá-lo ou fazer um novo.