Chia Cryptocurrency (XCH): o que é, características, como funciona
- 23.03.2023
A criptocurrência requer muita electricidade para existir. A bitcoin utiliza tanta electricidade como o país holandês. O Etherium utiliza a mesma quantidade de electricidade que o Peru. A moeda criptográfica aumenta assim a quantidade de carbono emitida para o ambiente quando a electricidade é gerada para as suas necessidades. A Chia (XCH) é considerada uma moeda criptográfica verde. Porquê? Será que a XCH não está realmente associada de forma alguma a danos ambientais?
O que é a Chia cryptocurrency, as suas características
A Chia cryptocurrency foi desenvolvida em 2017 por Bram Cohen da Califórnia. É muito fácil de usar e não requer computadores potentes separados que consumam electricidade. Para a Chia, há espaço livre suficiente nos computadores dos utilizadores comuns.
Esta é a principal característica do XCH - Chia blocks são formados em espaços livres de discos rígidos, semeados e desenvolvidos. A moeda criptográfica foi denominada Chia, como uma semente útil, porque as moedas crescem como grãos, à semelhança da agricultura. A XCH tornou-se conhecida apenas recentemente - em 2021, quando os criadores foram apoiados por fundos de capital de risco, investindo mais de 77 milhões de dólares na empresa.
Características da Chia:
- Foi desenvolvida uma linguagem especial de programação em cadeia de bloqueios, Chialisp, para a XCH. É fácil de auditar, potente e segura.
- O funcionamento da Chia é menos intensivo em termos energéticos graças a tecnologias especiais.
- Os mineiros são recompensados não pela quantidade de energia gasta na cadeia de blocos, mas pelo espaço que fornecem no seu disco rígido para a agricultura. Trabalhando sobre o princípio da Prova de Espaço e Tempo em vez de Prova de Trabalho.
- Dentro do sistema, os utilizadores podem transferir dinheiro uns para os outros.
Como funciona a Chia
O utilizador instala software especial no seu computador para a agricultura Chia. O espaço é atribuído para a cadeia de bloqueio num disco rígido ou SSD. Números criptografados são aí armazenados. As suas localizações são chamadas jangadas, e o processo de formação das mesmas é chamado rafting. À medida que a cadeia de blocos é formada, os utilizadores verificam se existe um hash que corresponda à solução do algoritmo.
Quando os dados são transferidos entre blocos, leva algum tempo para que este processo ocorra. Ao fazer isto, a segurança é reforçada e o consumo de electricidade é reduzido.
A agricultura requer pelo menos 2TB de armazenamento no computador, mas 10TB é desejável. Devido à natureza intensiva do processo de gravação, é melhor atribuir uma SSD em vez de um HDD para a unidade Chia. Qualquer sistema operativo serve.
As jangadas de moeda chia cryptocurrency requerem o maior número de recursos. O programa consome alguma largura de banda de rede para a sementeira e só funciona com armazenamento. Para evitar problemas com o dispositivo de armazenamento, este tem de ser potente.
Devido ao trabalho intensivo, um SSD pode tornar-se inutilizável após 3-4 meses. Isto requer um investimento financeiro significativo, uma vez que as SSD são caras. O fabrico de uma SSD requer muita energia e é destrutivo para o ambiente. É por isso que a Chia não é uma moeda criptográfica tão «verde».