Perfuração de poços de água: como, métodos e características
- 18.05.2023
Existem várias maneiras, como perfurar um poço. É desejável conhecer a qualidade da água antes disso. Para este efeito, é realizada uma perfuração de teste por tecnologia de percussão. São utilizadas uma haste de perfuração, uma ferramenta e um revestimento. A profundidade máxima para o teste é de 50 metros. Quando o furo é efectuado, é instalado um filtro com uma ponta em forma de lança e a água é recolhida para análise. Vejamos as formas mais comuns de perfuração de poços permanentes.
Perfuração manual de um poço de água
É possível perfurar um poço manualmente se a profundidade máxima de 30 m for suficiente. É necessário um guincho, um tubo de revestimento, uma haste e uma cabeça de perfuração. Só é necessário perfurar até ao início da camada de água. Se quiser ir mais longe do que 30 metros, precisará de um guindaste.
Os passos são os seguintes:
- A torre de perfuração é posicionada acima do ponto de perfuração, mais alto do que a haste instalada.
- É escavada uma ranhura no solo para a broca.
- A instalação da broca não é simples; é melhor ser efectuada com um parceiro.
- A broca é baixada cerca de 50 cm e depois limpa até atingir o nível do lençol freático.
Perfuração com broca
Este é o método mais eficiente de perfuração de um poço de água. A ferramenta de trabalho é um parafuso de metal ou uma haste de perfuração com lâminas e uma cabeça afiada. Mergulha facilmente no solo. Quando o parafuso sobe, transporta o solo nas suas lâminas. Esta técnica de perfuração é mais fácil do que outras porque não é necessário remover o solo da ferramenta de trabalho. Se houver uma formação rochosa dura no caminho da broca, é necessário perfurar noutro local.
Perfuração rotativa
Na perfuração rotativa é utilizada uma sonda especial com um tubo, um eixo e uma broca. Este método é adequado quando um poço profundo de 50 m ou mais tem de ser perfurado em solo duro. Podem ser perfurados poços com um diâmetro de até 2 metros. A perfuração rotativa pode até ser utilizada em rocha dura. Para isso, é necessário um motor potente e uma broca resistente.
A unidade hidráulica activa a rotação da broca. Durante a operação, o solo é removido com uma lama de perfuração, que é bombeada através do sistema de cima para baixo. O fluido com a terra dissolvida sai pelo espaço atrás do tubo.
Uma vez que é necessário um fornecimento constante de água ao equipamento de perfuração rotativo, este é utilizado em condições de gelo. Se não for possível fornecer água, esta tecnologia não pode ser utilizada.
perfuração por percussão
Com este método, é necessário um tubo de fundo de poço ou de metal e uma ferramenta para remover o solo. O trabalho é efectuado nas seguintes etapas:
- Uma torre feita de tubos de aço ou de troncos é montada em forma de tripé. Esta torre deve ser 150 m mais comprida do que o acampamento permanente.
- O dispositivo de extracção deve ter um bordo de corte na sua extremidade.
- Uma corda é fixada no topo da manga. Ajustando-a, o copo é baixado até ao solo.
- O copo é periodicamente limpo do solo.
A perfuração de impacto pode ser efectuada em solos arenosos. Um poço pouco profundo pode ser perfurado desta forma. Trata-se de uma técnica muito trabalhosa.
O método de perfuração a escolher depende do tipo de solo e da profundidade do depósito de água. Um especialista em perfuração pode ajudá-lo a efectuar as análises necessárias e a decidir o tipo de sonda a utilizar.