Caraterísticas da aplicação do tijolo de clínquer, vantagens e desvantagens
- 26.02.2025
Nos edifícios acabados com tijolo, há muitas vezes manchas brancas devido à cal que se liberta do tijolo. É também um material frágil. Pode rachar devido a impactos. No entanto, os tijolos de clínquer são fabricados com uma tecnologia especial. Graças a isso, não se formam manchas de cal e a sua durabilidade é maior. É feito de argila de ardósia, que derrete a altas temperaturas. Os produtos são cozidos a 1200°. Devido a este facto, os tijolos de clínquer adquirem diferentes tonalidades e resistência.
Caraterísticas da aplicação de tijolos de clínquer
Ao colocar tijolos de clínquer, é importante ter em conta estas caraterísticas:
- O trabalho é efectuado a uma temperatura de pelo menos 5 °. Isto é necessário para que a argamassa seque uniformemente.
- Para o assentamento deste material, é utilizada uma cola especial. Ele une os blocos com muita firmeza, enquanto gasta com moderação. No quarto dia, é utilizada a mistura de cimento.
- Antes do rejuntamento, as juntas são raspadas. Isto é feito, o mais tardar, 30 minutos após a colocação do tijolo. A argamassa não deve ter tempo para secar. Para a raspagem, utilize uma pequena espátula especial e enterre-a 15-20 mm. Forma-se um sulco em forma de V. Mais tarde, este é preenchido com argamassa da cor pretendida.
- A superfície dos tijolos de clínquer pode ter diferentes texturas. Em locais onde há muito pó, é melhor utilizar produtos brilhantes. Neles, a contaminação é mal retida e a superfície é fácil de limpar.
O tijolo de clínquer é conveniente para revestir fachadas que precisam de ser isoladas. Primeiro, coloca-se o isolamento e, depois, o tijolo solto sobre ele. Isto deixa um pequeno espaço para a ventilação. Se necessário, pode desmontar a alvenaria para substituir o isolamento antigo por um novo.
Vantagens e desvantagens dos tijolos de clínquer
Vantagens dos tijolos de clínquer:
- Os blocos para tijolos de clínquer são formados por prensagem a vácuo. Isto garante que não existem espaços vazios no interior do produto. O material não absorve humidade.
- Os tijolos de clínquer são fabricados em diferentes formas. Podem ser utilizados para a colocação de arcos, cornijas e formas arredondadas.
- São aplicados vários pigmentos nas peças em bruto. Está disponível uma vasta gama de cores, desde o vermelho e o bege até ao cinzento.
- O tijolo de clínquer é seguro para o ambiente.
- A superfície deste material não se queima.
- Devido à sua durabilidade, os tijolos de clínquer são adequados para a construção de suportes: colunas e postes de vedação.
- A superfície destes produtos é resistente à abrasão. Por conseguinte, os tijolos de clínquer não são apenas utilizados para revestimento, mas também para ladrilhos de pavimentação.
- Os tijolos de clínquer são apresentados nas versões mate, brilhante, canelada e vidrada.
- A superfície deste material é fácil de limpar.
Desvantagens dos tijolos de clínquer:
- O tijolo de clínquer é caro. Por este motivo, só é utilizado para revestimento ou alvenaria em áreas individuais.
- Os tijolos de clínquer podem variar em tonalidades da mesma cor. Para que a alvenaria fique bonita, é necessário planear onde colocar cada tonalidade de tijolo.
- As mesmas cores em diferentes lotes de tijolos de clínquer podem não coincidir. Por isso, é aconselhável comprar todo o material necessário de uma só vez.
O tijolo de clínquer não tem apenas um aspeto atraente. É um material muito resistente e durável. É difícil danificá-lo e não se desfaz. Uma fachada acabada com tijolos de clínquer de qualidade é bonita após 50, 100 e mais anos.