É interessante

Como plantar rosas de um bouquet em casa

18.08.2023

Existem muitas variedades de rosas. Ao oferecer um ramo de flores invulgares, muitas pessoas querem que essas rosas cresçam no quintal ou num vaso de flores em casa. E é bastante realista, porque as rosas podem ser cultivadas a partir de estacas. Requerem cuidados especiais. A planta enraizada retém os sinais varietais e adapta-se ao clima e ao solo locais.

Que rosas escolher para as estacas e para a plantação

As rosas são plantas bastante sensíveis. Nem todas as suas variedades são fáceis de cultivar a partir de estacas. Ao escolher uma rosa para enraizar, preste atenção a esses factores:

  • As variedades de rosas de verão são muito mais resistentes do que as de inverno.
  • As variedades de rosas locais começam a florescer pela primeira vez mais cedo do que as variedades importadas.
  • As rosas cortadas entre maio e junho enraízam mais fácil e rapidamente.
  • As estacas de uma planta que não tenha sido tratada com produtos químicos devem ser escolhidas para o enraizamento.

As roseiras trazidas de outro país são mais difíceis de cortar para a plantação. As variedades locais são muito mais fáceis de enraizar.

Preparação das estacas

Os caules com estas características são adequados para o enraizamento:

  • o rebento deve ser verde, denso;
  • Não utilizar um caule onde haja bolor e vestígios de podridão;
  • o rebento deve estar na fase inicial de endurecimento, elástico.

Para cortar o caule, use tesouras de podar ou uma faca muito afiada. É tratado com água a ferver para desinfeção. O corte deve ser uniforme, não quebrado. No caule, encontrar o local onde se formaram três botões. A partir do botão superior, reservam-se 2 cm e faz-se um corte. A partir do botão inferior, desce-se 1 cm e corta-se. O caule inferior com folhas é completamente retirado. As folhas das estacas são retiradas a meio caminho para reduzir a evaporação da humidade.

Se o ramo de flores estiver parado há algum tempo, as estacas precisam de ser preparadas para o enraizamento. O caule seco é aparado de modo a que os cortes fiquem sumarentos e verdes. As estacas são colocadas em água fria durante duas horas. Em seguida, o seu lado comprido é plantado no solo num vaso de flores. O recipiente é previamente lavado com água a ferver ou com uma solução de sabão e limpo com água limpa. Se as estacas forem de uma flor acabada de cortar, podem ser enraizadas imediatamente, sem ficarem de molho.

Estimulação do crescimento das estacas

Nas lojas de flores, é possível comprar um estimulador de enraizamento e de crescimento. Estas são soluções sintéticas nutritivas. O fertilizante para estacas também pode ser preparado em casa a partir de componentes naturais. Num litro de água, pode dissolver uma colher de chá de mel. Pode combinar-se mel e sumo de aloé numa proporção de 1:10. Esta solução é regada com as estacas.

Cuidados a ter com as estacas plantadas

Para criar um microclima adequado para a planta, as estacas no vaso são cobertas com um frasco de vidro ou filme. É necessário colocar o isolamento para que ainda haja acesso ao ar. Assim, a planta recebe oxigénio e outros elementos suficientes e fica protegida contra a secagem. Quando aparecem as primeiras estacas, o frasco ou película é retirado.

Se for necessário transferir as estacas plantadas para um local com um clima diferente, primeiro é adaptado. A primeira vez é colocada numa nova sala ou no exterior durante 2-3 horas. Depois, aumenta-se diariamente a duração da sua estadia no local. Isto é feito durante cerca de uma semana.

EN - DE - ES - IT - PT - FR - BG - HU - EL - DA - ID - ZH - LV - LT - NL - PL - RO - SK - SL - TR - UK - FI - CS - SV - ET - JA - KO - NB - RU


Home - Confidencialidade

Quaisquer perguntas - info@kh-news.net