É interessante

Huawei: o que é a marca e por que é famosa?

30.12.2022

Segundo a Forbes, no segundo trimestre de 2020, a Huawei tornou-se, pela primeira vez em 9 anos, o maior retalhista mundial de smartphones. Liderou a indústria das telecomunicações em 2012. Huawei tem feito jus ao seu nome, o que se traduz como a realização da China. Por que mais é que esta empresa é conhecida?

Huawei: do comércio à comunicação e desenvolvimento de gadgets

Em 1987, o engenheiro militar chinês Zhen Zhengfei estabeleceu a Huawei e vendeu centrais telefónicas automáticas adquiridas em Hong Kong. Este era um negócio temporário, uma vez que o objectivo do proprietário era criar uma marca chinesa que competisse com empresas estrangeiras de produtos de telecomunicações.

Os especialistas Huawei desenvolveram um quadro eléctrico que melhorou a qualidade da comunicação de tal forma que se tornou o melhor da China a partir de 1993. As autoridades estatais começaram a cooperar com a Huawei encomendando equipamento de comunicações para o exército. A partir daí, o seu rápido desenvolvimento começou.

Algumas das áreas de actividade da empresa:

  • Tecnologia para redes 5G. A Huawei foi pioneira nestes desenvolvimentos.
  • Plataformas em nuvem - uma solução inovadora SafeCity baseada em redes sem fios, concebida para fornecer serviços a nações inteiras.
  • Roteadores wi-fi de modems sem fios.
  • Centros de dados. A Huawei desenvolveu um sistema de arquivo baseado em memória que não depende de energia.
  • Desenvolvimentos no campo da inteligência artificial: tradução automática neural, geração de diálogos de perguntas e respostas com base em aprendizagem profunda.
  • Em 2010, a Huawei começou a produzir smartphones e comprimidos.

Devido às sanções dos EUA, a Huawei não pode utilizar os serviços Android e Google nos seus smartphones. Em resposta, os programadores criaram o sistema operativo Harmony OS. A empresa utiliza o seu próprio ecossistema, Huawei Mobile Service, que inclui programas e componentes que são essenciais para o funcionamento dos gadgets. 

Algumas das realizações reconhecidas da Huawei:

  • Em 2008, a Huawei apareceu na lista das empresas mais influentes do mundo de acordo com a revista americana Businessweek.
  • A Forbes listou a Huawei como uma das 100 marcas mais valiosas de 2017.
  • Em 2013, a empresa introduziu um novo produto, o smartphone Acend P6. Durante algum tempo, foi o smartphone mais fino do mundo.
  • Em 2014, competindo com a Apple, a Huawei lançou o Media Pad X1, o mais pequeno comprimido.
  • Em 2021, a Huawei ultrapassou a Samsung no número de patentes e tornou-se o líder mundial no número de novos desenvolvimentos.

Segredos do sucesso da Huawei: atendimento ao cliente e desenvolvimento tecnológico

Desde a sua formação, a empresa tem vindo a restaurar as comunicações danificadas não só nas cidades mas também em aldeias remotas o mais rapidamente possível. Como resultado, as comunicações da Huawei na China foram mais estáveis do que as dos concorrentes estrangeiros que não repararam as linhas propriamente ditas.

Durante os primeiros anos de funcionamento, a empresa investiu a quase totalidade dos seus lucros em novas pesquisas. A Huawei colaborou com profissionais de desenvolvimento tecnológico estrangeiros. O trabalho com a IBM proporcionou uma nova experiência na gestão de produção e vendas.

A Huawei abriu centros de investigação na Índia, Suécia, EUA e outros países, contratando principalmente trabalhadores locais. Desta forma, a empresa beneficiou da experiência e das competências de especialistas estrangeiros.

Embora as receitas comerciais da Huawei tenham caído devido às rigorosas sanções dos EUA, ela surpreendeu os seus ganhos em 2021 com a venda de activos. O lucro líquido foi de 17,8 mil milhões de dólares, os maiores lucros anuais da empresa.

EN - DE - ES - IT - PT - FR - BG - HU - EL - DA - ID - ZH - LV - LT - NL - PL - RO - SK - SL - TR - UK - FI - CS - SV - ET - JA - RU


Home - Confidencialidade

Quaisquer perguntas - info@kh-news.net