É interessante

Barcos a remos: o que são, tipos, finalidade

17.11.2022

Quer seja para pescar, romancear num lago, ou participar num evento desportivo, os barcos a remos são todas as formas de desfrutar destas actividades. São veículos que são propulsionados por meio de remos. Os barcos de remo diferem em propósito, construção e material do casco.

Tipos de barcos a remos

Os barcos de remo são normalmente de fundo plano, comprimento máximo de 2,5m e capacidade máxima para 4 pessoas. O fundo não é suficientemente rígido, por isso eles pescam sentados. São mais adequados para a pesca em flutuação silenciosa do que para a caça de peixes predadores com uma vara giratória. Os barcos pequenos são também adequados para viagens aquáticas românticas. Os barcos de ardósia com fundo reforçado ou insufláveis com revestimento especial são adequados para a pesca activa.

Os barcos de remo diferem no tipo de material do casco:

  • metal - alumínio, que não enferruja mesmo após anos de utilização;
  • contraplacado impregnado com laca Bakelite e revestido com película Bakelite, não absorverá água e não empenará
  • PVC - material não tóxico, resistente, modelos reforçados são os mais fortes;
  • GRP - sem soldaduras, leve e durável. Mas pode ser arranhada ou lascada por acção mecânica;
  • plástico - dá ao barco um alto desempenho;
  • Hipalon - combinação de borracha e polímero. É leve, seguro e forte, mas caro.

Os barcos de remo diferem na construção. O fundo pode ser plano, descascado ou combinado. Afecta a estabilidade e a navegabilidade.

Barcos a remos desportivos

A peculiaridade de tais barcos é a capacidade de ganhar alta velocidade graças ao desenho hidrodinâmico. Pode acelerar até 20 km/h. São feitos de madeira ou plástico leve.

Tipos de barcos a remos desportivos:

  • Académico - há uma quilha curva desde o início até à popa. As pás são fixadas entre parênteses no exterior das tábuas. As tábuas e os fechos são fixados às costelas horizontais. O topo da popa do barco é drapeado com um material impermeável. Estes são barcos de casco baixo com casco baixo, o que aumenta a sua velocidade. Há lugar para um timoneiro e para 2 ou 3 passageiros.
  • Os caiaques são barcos cobertos estreitos sem varas de remar. A popa e a proa estão fechadas. São conduzidos pelo timoneiro ou roqueiro, que é virado por um dos remadores com os seus pés. Não há espaço para um timoneiro. Os caiaques podem ser caiaques de uma ou várias pessoas. São rematados com remos de duas lâminas.
  • A canoa é um barco aberto, o remador ajoelha-se e inclina-se sobre uma almofada especial. Não é fornecido nenhum convés. Rema com um remo, colocando-o de um lado ou do outro.
  • Botes com capacidade para o mar - Feitos de tábuas sobrepostas. Os dois remos são colocados dentro ou atrás do tabuleiro.

Como escolher

Principais critérios para a escolha de um barco a remo:

  • Dimensões. A relação comprimento/largura é o factor chave. Quanto menor for, mais rápido é o barco, mas a manobrabilidade também é baixa.
  • Propulsão. Se precisar de velocidade e estiver a navegar em águas calmas, um barco longo e estreito serve. Num corpo de água fortemente caniço, ou quando se precisa de correr mais que os adversários, um barco curto e manobrável é a escolha certa.
  • Aparadores - Se o barco se destina à pesca ou à navegação de recreio, é aconselhável ter aparadores laterais. Os remos podem então ser assegurados e não se perderão. Para eventos desportivos, são utilizados barcos sem chifres de remo.

Todos os tipos de barcos a remos são adequados para a navegação em água doce, excepto os barcos de mar. Para o mar, os mares são os mais adequados. No entanto, os caiaques de polímero e outros tipos de barcos são também utilizados em água salgada.

EN - DE - ES - IT - PT - FR - BG - HU - EL - DA - ID - ZH - LV - LT - NL - PL - RO - SK - SL - TR - UK - FI - CS - SV - ET - JA - RU


Home - Confidencialidade

Quaisquer perguntas - info@kh-news.net