Sapatos para crianças em idade pré-escolar: o que devem ser e como escolhê-los
- 11.01.2023
A escolha de sapatos para crianças em idade pré-escolar requer a abordagem certa. Os erros cometidos pelos pais podem ter consequências adversas. Nunca se deve esquecer que os pés do pré-escolar estão apenas a formar-se, e os sapatos não devem dificultar este processo.
Sapatos bons para um pré-escolar - quais são eles?
Muitos pais e avós compram para crianças em idade pré-escolar sapatos incómodos e caros com a função de fixar o pé. Alegadamente, ela ajuda a curar os pés da criança. Esta abordagem não é totalmente correcta, especialmente se se lembrar que a geração mais velha passou a maior parte da sua infância descalça. Há 2-3 décadas, as crianças no Verão exibiam-se em sandálias de cartão, com o advento do Inverno transformadas em botas quentes.
Deve sempre recordar-se que o desenvolvimento na primeira infância é a base para uma vida adulta saudável. Isto aplica-se especialmente ao desenvolvimento de ossos e articulações, o que só é possível com o tipo certo de movimento.
Andar em estradas pavimentadas tira uma grande percentagem da mobilidade do pé e é muito melhor andar em superfícies pavimentadas. A mobilidade reduzida dos pés tem um efeito negativo sobre a mobilidade de todo o corpo, o que pode levar a doenças na idade adulta. É por isso que a rigidez no calçado desconfortável é extremamente prejudicial - interfere com a formação normal dos pés.
Que calçado devo escolher, ortopédico ou simples?
Os sapatos com propriedades ortopédicas são feitos de acordo com parâmetros individuais, tendo em conta a estrutura e a doença do pé. São geralmente feitos para aqueles com perturbações músculo-esqueléticas significativas. Se a criança for saudável, estes sapatos não precisam de ser comprados.
É suficiente comprar sapatos confortáveis, o que não impedirá o desenvolvimento dos pés das crianças. Na fase de escolha dos sapatos, deve ser dada atenção a esses pormenores do calçado:
- calcanhar;
- sola exterior;
- leito ortopédico para os pés;
- altura do calcanhar.
Não é necessário comprar modelos com um suporte de tornozelo alto e rígido. O importante é que o calcanhar mantenha bem a sua forma, não o perca durante o desgaste, e permita a liberdade de movimento.
Preferem sapatos com uma sola facilmente dobrável onde o pé rola. As crianças precisam de sapatos flexíveis e resistentes ao desgaste.
E os sapatos devem ter um bom leito de pé ortopédico, mantendo o arco do pé numa posição óptima, controlando a sua digressão para dentro. Isto reduz o risco de desenvolvimento de pés chatos.
Outro critério de selecção importante é a altura do calcanhar. No caso de sapatos para uma criança em idade pré-escolar, a sua altura não deve exceder 0,5 cm, caso contrário, a criança não se sentiria confortável a usá-los. Escolher modelos com um calcanhar bom e estável.
Os sapatos devem formar uma unidade com os pés do seu filho e não devem cair ao andar. Não se deve comprar um modelo com atacadores e fechos de correr ou outros fechos. Uma criança em idade pré-escolar simplesmente não consegue lidar com eles. Para crianças em idade pré-escolar, é melhor escolher modelos de velcro.
Evite comprar sapatos pesados que restrinjam os movimentos do seu filho. Os modelos feitos de materiais modernos são quase sem peso e mal se sentem nos pés.
São proibidos os sapatos com um dedo do pé chato ou demasiado estreito que impeça o movimento do dedo do pé. Conduzem à estase sanguínea e à formação de bolhas. Em modelos rígidos, os músculos dos pés da criança não funcionam correctamente, o que pode levar a um aumento da pressão sobre os joelhos.
Nos sapatos certos, a criança em idade pré-escolar sente-se mais confortável. Eles estão felizes por correr e saltar e não interferem com a sua actividade física, mas antes encorajam-na.