Que vegetais plantar mudas em janeiro: como fazê-lo, caraterísticas e dicas úteis
- 23.03.2025
O trabalho de jardinagem começa não com a escavação dos canteiros na primavera, mas com o plantio de mudas em janeiro. No inverno, as plantas jovens de algumas variedades são cultivadas a partir de sementes e posteriormente plantadas no solo. É preferível fazê-lo numa estufa equipada. No entanto, é possível plantar mudas em casa. É necessário ter luz suficiente, um nível adequado de humidade e temperatura, ideal para a cultura a ser cultivada. O que é plantado nas mudas em janeiro?
Condições para o cultivo de plântulas em casa
Algumas recomendações:
- O solo é escolhido em função das necessidades da planta. Pode ser solo com composto e areia ou misturas de solo e areia.
- É importante instalar fitolampos, para que as plantas não se estiquem para cima, porque em janeiro, mesmo no parapeito da janela, não há luz suficiente.
- Os fertilizantes são introduzidos de acordo com as necessidades da planta. É melhor levar o solo para análise para saber exatamente a sua composição.
- Para as mudas, esses recipientes são adequados: vasos e pastilhas de turfa, copos, recipientes de plástico, caixas.
- Os rebentos são regados de manhã com água à temperatura ambiente. É melhor usar um regador.
- A temperatura óptima para as plântulas é de +20-25.
Legumes que são semeados em janeiro para as plântulas
Algumas plantas são plantadas no solo ou propagadas por estacas. Culturas vegetais que podem ser plantadas em janeiro para mudas:
- Pimentos de uma variedade de maturação média. As sementes são lavadas e colocadas entre uma gaze de pano húmida, mantendo um nível suficiente de humidade. Após 12-14 dias, quando as sementes germinam, são cuidadosamente espalhadas num recipiente com terra a uma distância de 1,5-2 cm.
- Os tomates são semeados em taças de 3 sementes, deixando depois o rebento mais forte. Quando se formam 4 folhas, são transplantadas para um recipiente, após 60 dias - numa estufa. Quando o solo aquece até cerca de +20-22 graus, as plantas podem ser transplantadas para a cama.
- As beringelas são plantadas 2 sementes lado a lado num pequeno recipiente pouco profundo. Requer uma temperatura de +25 e luz durante 12 horas. Quando se formam 2-4 folhas, são transplantadas para um recipiente grande.
- A raiz e o pecíolo do aipo demoram muito tempo a amadurecer. Depois de formados os rebentos, são transplantados para um recipiente grande após 30 dias.
- Batatas de semente. As sementes são plantadas num recipiente a uma profundidade de 0,5 cm. Quando os rebentos têm mais de 2 folhetos, são transplantados para recipientes separados. Isto aumenta o rendimento. A planta sentir-se-á mais confortável em pastilhas de turfa. Uma temperatura adequada é de +20-25 °.
- O alho-porro pode ser plantado para verduras. Embora no primeiro ano não seja possível cultivar bolbos grandes, as penas suculentas da cebola verde serão abundantes.
- As variedades remanescentes de morangos e morangos são também plantadas em janeiro. A primeira colheita será em julho. A preparação destas sementes é especial. São embebidas em água quente e depois secas. As sementes são colocadas uniformemente num recipiente, com uma profundidade não superior a 3 cm. Em seguida, são polvilhadas com uma mistura de terra universal e areia numa proporção de 1:1. O recipiente é coberto com uma película e colocado mais perto da bateria. As primeiras folhas dos morangos aparecerão dentro de 14 dias. Depois, pode retirar-se a película. Em março, as mudas são transplantadas para frascos separados, que não são mais profundos do que 5 cm. No solo plantado em maio ou junho, dependendo do tempo.
Se quiser cultivar verduras cedo, então o endro, o coentro e a salsa não são adequados para o método de cultivo de mudas. No entanto, podem ser semeados para obter verduras nos parapeitos das janelas ou na estufa o mais rapidamente possível.