Aspiradores para o lar: tipos e características, como escolher
- 27.08.2023
Os aspiradores de pó para uso doméstico diferem em design, consumo de energia e potência. Dispositivos não padrão com funções adicionais são criados. Modelos modernos limpam qualitativamente as superfícies. Vamos considerar os tipos de aspiradores, as principais características de seus elementos e conselhos sobre a escolha.
Tipos de aspiradores para a casa
Diferenças na conceção e funcionalidade dos aspiradores:
- Os aspiradores clássicos consistem em um corpo, uma mangueira corrugada e um cano. Um coletor de pó e filtros estão instalados no interior. As unidades diferem no poder de sucção e no design do coletor de pó. Estes aspiradores são adequados para a limpeza quotidiana e geral.
- Os aspiradores verticais na aparência assemelham-se a uma esfregona. São muito compactos. O motor e o coletor de pó estão integrados na pega. Têm uma capacidade reduzida, a potência é inferior à dos aspiradores clássicos. São utilizados para a limpeza de pequenas divisões.
- Os aspiradores de lavar roupa assemelham-se exteriormente aos modelos clássicos. A sua particularidade reside no aumento do tamanho do corpo. No interior, existe um recipiente para água limpa e suja. Estes aspiradores efectuam a limpeza geral, limpam tapetes e móveis estofados.
- Robôs aspiradores que se movem de forma independente. Eles podem ser programados, definir um cronômetro, com a ajuda de um aplicativo para criar rotas de limpeza.
Características dos aspiradores
Tipos de aspiradores de pó:
- Os sacos de pó de tecido são utilizados com menos frequência, porque o material deixa passar algum do pó e este regressa à divisão. É inconveniente limpar um coletor de pó deste tipo. Existem sacos descartáveis, no entanto, isto implica uma despesa constante.
- Os recipientes ou copos são o tipo mais popular de colectores de pó. O pó é recolhido num recipiente de plástico. Este é amovível e pode ser lavado.
- Os aquafiltros dos aspiradores são recipientes cheios de água. Os aspiradores com este tipo de coletor de pó limpam eficazmente a sala do pó e hidratam o ar. No entanto, o recipiente do filtro de água deve ser lavado e seco sempre que o aspirador for utilizado.
Os filtros dos aspiradores também diferem em termos de design. As almofadas de espuma e de feltro são piores a reter o pó e os detritos. Os filtros mais eficazes são os filtros finos. São feitos de um material especial, dobrado em forma de acordeão.
Como escolher um aspirador
Preste atenção a esses critérios:
- Poder de sucção - este é um indicador da força da extração de poeira, é indicado nas instruções. Para limpar laminados e parquet, utilize uma potência de sucção de 110 watts. Para alcatifas, é necessária uma potência de 300-450 W e para móveis estofados - 450 W. Os aspiradores robotizados têm uma potência muito mais baixa, 30-40 watts. Isto é suficiente, uma vez que os detritos caem rapidamente no coletor de pó sem passar pela mangueira.
- A capacidade de consumo de energia é normalmente indicada no corpo do aspirador. Em média, este indicador é de 1400 a 2000 watts.
- O volume do coletor de pó é, em média, de 0,2 a 1,5 litros. Se tiver de aspirar um apartamento com várias divisões, precisará de um recipiente grande. Os aspiradores de lavar roupa estão equipados com um coletor de pó com capacidade de 1 a 6 litros.
- O nível de ruído até 60 dB é considerado silencioso, o nível médio é de 70-85 dB. Os aspiradores ruidosos emitem sons superiores a 90 dB. Se o aspirador for utilizado durante um longo período de tempo, é desejável escolher um dispositivo com um nível de ruído não superior a 80 dB.
O design do tubo afeta a conveniência de usar o equipamento. Tubos telescópicos e dobráveis são os mais convenientes, pois você pode ajustar seu comprimento. O comprimento de trabalho do cabo do aspirador é escolhido de acordo com o volume da sala. Se for uma divisão pequena, 3-4 metros são suficientes. Estão disponíveis modelos com um cabo até 12 metros.