Tipos e características dos petroleiros
- 29.12.2022
Os camiões cisterna são um dos tipos de veículos de carga utilizados para o transporte de produtos petrolíferos leves. Este tipo de camiões-cisterna são protegidos contra incêndios, o que proporciona um elevado nível de segurança para substâncias facilmente inflamáveis.
Actualmente, os petroleiros a gasolina são activamente utilizados por empresas em vários campos. E isto inclui não só refinarias, mas também estações de serviço, empresas agrícolas, logística e outras empresas.
Tipos de reservatórios de combustível
Actualmente, vários modelos de reservatórios de combustível são activamente utilizados. Os principais tipos de petroleiros são:
- Semi-reboques (pode incluir um a oito compartimentos). Para a montagem de tais recipientes é utilizado aço de 4 mm, bem como ligas especiais de alumínio laminado. O volume destes tanques pode ir até 36 metros cúbicos. A utilização de ligas de alumínio permite aumentar a carga útil dos veículos, reduzindo o peso do próprio contentor.
- Os camiões-cisterna de gasolina com base em chassis de camiões são normalmente com rodas. Têm grande mobilidade. A capacidade destes tanques varia de 3 a 20 metros cúbicos.
- Petroleiros de combustível. Tanques deste tipo são utilizados não só para o transporte de combustível, mas também para o enchimento de equipamento em condições de campo.
É de notar que este último tipo de veículos dispõe de equipamento técnico especial. Por exemplo, têm um sistema de bomba potente para fornecer combustível a uma altura maior.
Equipamento de camiões-cisterna
Os modernos petroleiros a gasolina distinguem-se pelo equipamento técnico avançado, que pode incluir sistemas automáticos de combate a incêndios, GPS, etc.
Todos os modelos estão equipados com
- caixas tecnológicas e de ferramentas;
- um conjunto de conversores;
- ganchos de reboque;
- sistemas anti-pullback;
- escada.
No fabrico de petroleiros a gasolina podem ser utilizados chassis de várias marcas europeias e asiáticas. A escolha da base depende do objectivo pretendido. Em qualquer caso, o veículo deve estar equipado com um sistema anti-fagulhas a partir do escape, bem como com cablagem blindada. O veículo é submetido a uma inspecção especial antes de cada viagem para minimizar a probabilidade de inflamação durante o transporte de combustível.