Luzes de parede: Tipos e características, como escolher
- 25.12.2022
As luzes de parede são utilizadas para iluminação local da sua secretária, área de cabeceira ou espaço de leitura. Os arandelas criam efeitos e realce de certas áreas da sala, acentuam os objectos decorativos. Pequenas luminárias podem ser usadas para criar colagens de parede de luz dirigindo feixes de diferentes cores de forma aleatória ou geométrica.
Tipos de luzes de parede
Que tipos de luzes de parede existem:
- Bra tipo aberto - a fonte de luz não é coberta por um plafond, é colocada sobre uma buzina. Um interruptor é montado na luminária ou num fio. O soutien é sempre um elemento decorativo em qualquer estilo interior: clássico, vintage, hi-tech. As sombras vêm em redondo, quadrado, poligonal, etc.
- Luminária de suporte - a sombra da lâmpada e o difusor são instalados num braço curto ou alto.
- Lâmpadas sobre um suporte flexível - podem ser inclinadas em qualquer ângulo, enroladas numa grande espiral ou enroladas. Conveniente e original.
- Focos com luz direccional - a placa está sobre um pé móvel. A direcção da luz pode ser alterada rodando o caule ou a própria placa. Um feixe brilhante pode ser utilizado para iluminar o seu mobiliário, tais como quadros, estatuetas, ou para destacar um determinado ponto no local de trabalho.
- Arandelas montadas à superfície - o bulbo é total ou parcialmente coberto por uma placa contra a parede. A luz é difundida ou dirigida. Os modelos com uma classe de protecção contra humidade IP54 elevada são instalados em casas de banho.
- As luzes LED de parede são feitas de uma combinação de vidro e outros materiais, tais como cerâmica e metal. São pequenos em tamanho e a qualidade da sua luz depende de a luz ser clara e bem direccionada ou de vidro fosco com um feixe difuso.
- Luminária nocturna - a placa cria uma luz suave difusa. Instalado por cima da cama.
Como escolher um candeeiro de parede
Antes de mais nada, decidir sobre a tarefa da luminária:
- Se precisar de criar uma luz fraca como luz adicional ou básica para a noite antes de ir para a cama, arandelas de superfície adequadas do tipo fechado ou semi-fechado, arandelas clássicas com um abajur ou plafond, espalhando os raios.
- Se quiser realçar o seu mobiliário, utilize luminárias direccionais, de extremidade aberta ou com uma parede fechada e uma tampa aberta. Recolhe a luz num raio e direcciona-a para o objecto desejado. Se o objecto a ser iluminado não for reposicionado, pode escolher uma pequena lâmpada sobre um suporte ou sobre um pedestal fixo. Para direccionar a luz para diferentes objectos, é necessário um pé móvel ou uma placa giratória.
- Se for necessária iluminação local do local de trabalho, a luz deve ser suficientemente brilhante e claramente dirigida. Os candeeiros de parede giratória com uma placa giratória ou luzes com um poste giratório são adequados. Depois, as luzes podem ser dirigidas para locais específicos sobre uma mesa, cadeira, chão, onde o material de trabalho é disposto, ou numa prateleira com ferramentas.
- Para iluminação básica necessita de lâmpadas com abajures grandes e uma lâmpada potente. Se a sala for bastante grande, podem ser usadas várias luzes de parede em diferentes níveis.
Escolhendo uma luz de parede, preste atenção à qualidade do material. Os produtos de plástico são mais baratos, mas não duram muito tempo. As luzes feitas de metal ou cerâmica têm um aspecto elegante e duram muito tempo. Para que sejam ligados com frequência, é importante considerar o nível de consumo de energia. Está especificado na documentação da luminária.