Máquina de soldar semi-automática: o que é, tipos, como escolher
- 19.01.2025
A soldadura MIG/MAG caracteriza-se pela velocidade mais rápida do processo. Para isso, uma máquina semiautomática de soldadura é utilizada para trabalhar com fio fluxado num ambiente de gás de proteção. A particularidade do processo é o facto de o material de enchimento ser alimentado automaticamente. Não existem requisitos elevados para o operador. É conveniente que o soldador não tenha de substituir os eléctrodos durante o trabalho.
A soldadura semi-automática é utilizada para unir metais. Este método é adequado para trabalhar com aço de diferentes tipos, incluindo aço inoxidável, alumínio e suas ligas. Ao soldar com uma máquina semi-automática, são efectuadas ligações complexas. As costuras são obtidas de forma qualitativa e duradoura.
Tipos de máquinas semiautomáticas de soldadura
Diferenças nas máquinas semiautomáticas de soldadura por objetivo e capacidades:
- As máquinas semiautomáticas de soldagem doméstica são conectadas à rede doméstica em 220 V. A corrente de operação deste equipamento não é superior a 200 A. O dispositivo pode funcionar por um curto período de tempo.
- As máquinas semiautomáticas de soldadura semi-profissionais são mais potentes, a sua corrente máxima é de 300 A. A soldadura é efectuada com fio de aço e gás de proteção. Também é possível utilizar eléctrodos revestidos, que são concebidos para a soldadura manual por arco. Este método é designado por MMA.
- As máquinas semiautomáticas de soldadura profissional estão ligadas a uma rede trifásica com uma tensão de 380 V. Podem funcionar durante muito tempo. Podem trabalhar durante muito tempo. O valor limite da corrente de soldadura é de 400 A. Além dos métodos padrão, as máquinas semiautomáticas de soldadura profissional são utilizadas para a soldadura por arco de árgon com eléctrodos de tungsténio. Este método é designado por TIG. Também alguns modelos funcionam no formato de soldadura por impulsos.
As máquinas de soldar semi-automáticas diferem na forma como o fio é alimentado, como é arrefecido, qual a tensão de que necessitam. Este equipamento, dependendo do modelo, funciona com gás inerte ou ativo. Existem também modelos multifuncionais universais. A máquina de soldar semi-automática pode ter todas as peças num só corpo ou em duas unidades.
Como escolher uma máquina semi-automática
Preste atenção a estas caraterísticas:
- Corrente máxima de soldadura, indicando a potência. A partir daí, depende da espessura da soldadura.
- A duração da ligação da máquina determina quanto tempo pode trabalhar com o equipamento a partir da rede eléctrica durante um ciclo de soldadura a uma determinada amperagem.
- A regulação sinérgica permite uma regulação mais precisa e mais rápida da máquina. O equipamento seleciona automaticamente a tensão de acordo com a velocidade de alimentação do fio, o tipo de gás de proteção, o material do fio e o diâmetro.
- Funções especiais e opções adicionais facilitam o trabalho com a máquina de soldar semi-automática. A função “Hot Start” e a capacidade de soldar crateras reduzem o número de defeitos. Um programa especial para soldar a raiz da costura dá-lhe uma soldadura mais fiável. A redução de salpicos e a visualização dos parâmetros no ponto de soldadura tornam o trabalho muito preciso.
- O modo por impulsos é necessário para unir metal sob a forma de uma folha fina, para reduzir os salpicos.
Ao escolher uma máquina de soldar semi-automática, preste atenção à reputação do fabricante. Você pode ler comentários na Internet sobre um modelo específico de equipamento.