O que é a gastrite: tipos, sintomas, prevenção
- 19.12.2022
A gastrite é uma inflamação da membrana mucosa do estômago. Os seus efeitos secundários desagradáveis são dor aguda, náuseas, anemia e fraqueza, e distúrbios intestinais. Como a membrana mucosa está inflamada, a digestibilidade dos alimentos é reduzida e o corpo não recebe nutrientes suficientes. Considerar os tipos e características da gastrite.
Tipos de gastrite:
- Gastrites catarrais - lesões da camada superior da mucosa gástrica. Aparece devido a envenenamento, dieta inadequada.
- Gastrite fibrinosa - na área de inflamação da mucosa, uma proteína chamada fibrina é libertada e cobre-a com uma camada fina. As erosões formam-se por baixo.
- Gastrite corrosiva - destruição do tecido do estômago. Ocorre devido ao envenenamento por álcalis, sais de metais pesados.
- Gastrite flegmónica - as paredes do estômago deterioram-se, a mucosa é destruída, o pus penetra em camadas mais profundas. Esta forma de gastrite ocorre como resultado de trauma, cancro, ou uma úlcera aguda.
Exposição a sais de metais pesados
Como é que os sais de metais pesados entram no estômago - nós não comemos metal, pois não? Na realidade, muitas pessoas consomem-no ocasionalmente e algumas consomem-no a toda a hora. Quando os alimentos são cozinhados em panelas de alumínio, utilizadas com colheres de alumínio, cozidas em folha de alumínio com o seu lado metálico contra os alimentos, os compostos desta substância perigosa entram nos alimentos.
É importante ter cuidado com os alimentos cozinhados e as substâncias que entram no corpo com drogas, suplementos alimentares, bebidas, especialmente se estiverem em latas de conserva. Caso contrário, poderá ter de se submeter a um tratamento prolongado, que pode envolver procedimentos de diagnóstico desagradáveis sob a forma de gastroscopia, fibrogastroscopia, etc.
Uma causa comum de gastrite é o stress, o conflito interno
Ansiedade e incerteza sobre qual a decisão a tomar ou agressão por violação do próprio território: alguém da família continua a levar bens pessoais sem autorização e isso deixa-os zangados, no trabalho, um colega retirou uma posição favorita, o que causa um ressentimento grave. Na vida quotidiana, muitas situações podem levar a este tipo de stress. A solução é fazer algo para se livrar da situação desagradável ou para mudar a atitude para com ela, para deixar de se sentir irritado e agressivo.
Substâncias cáusticas no estômago
Do duodeno, a bílis cáustica e os sumos pancreáticos podem subir e entrar no estômago. Isto acontece se o piloro não fechar o suficiente devido a espasmo nele e no duodeno. O estômago é afectado negativamente pela tensão do diafragma, que normalmente move os órgãos internos ao respirar. É necessário eliminar os espasmos nestas áreas.
Tensão no estômago
Quando um órgão está em espasmo, a sua nutrição e função são prejudicadas. É também uma consequência do stress, não só emocional mas também físico. Podemos lembrar-nos da sensação no estômago quando fomos obrigados a comer alimentos de que não gostávamos no infantário - parecia uma pedra no estômago e nem sequer a conseguíamos engolir. Os adultos também têm, por vezes, de comer quando não há apetite, de comer coisas que sabem e parecem desagradáveis, frias quando se quer calor. É importante comer com prazer num ambiente confortável.
Efeitos da medicação
Alguns medicamentos contêm irritantes. É importante perguntar ao seu médico como reduzir os seus efeitos negativos sobre o estômago e seguir claramente as recomendações. Não deve tomar medicamentos por conta própria sem consultar o seu médico.
A membrana mucosa normalmente regenera-se uma vez a cada 5-7 dias. Se a causa da inflamação for removida, o corpo recebe nutrientes e o fluxo sanguíneo e linfático na zona do estômago é regulado, a mucosa regenera-se em cerca de uma semana se a forma de gastrite for ligeira. Estas mesmas medidas servem como prevenção da gastrite. As camadas mais profundas dos tecidos do estômago demoram mais tempo a regenerar-se. É portanto necessário consultar um médico o mais cedo possível.