Que material é utilizado para fabricar caixas de plástico seguras?
- 22.06.2023
As grades de plástico estão presentes em todos os tipos de atividade humana. São utilizadas para trazer mercadorias dos armazéns, para guardar roupa e calçado, ferramentas e materiais de construção, para guardar armários de arquivo. Nos supermercados, armazenam fruta, legumes e produtos de mercearia.
Mais cedo ou mais tarde, surge a questão da segurança dos contentores de plástico. E este fator desempenha um papel significativo quando se trata de alimentos. É frequente comprarmos alimentos embalados e água em plástico, armazenarmos cereais e especiarias e utilizarmos utensílios de cozinha em plástico. A que é que devemos prestar atenção quando utilizamos este tipo de recipientes? Como é que se pode distinguir o plástico industrial do plástico alimentar?
Tipos de plástico alimentar
No fabrico de recipientes e embalagens de plástico são normalmente utilizados dois tipos de material. Podem ser distinguidos pelo nome impresso no corpo do recipiente: polipropileno (marcado com PP) e polietileno (marcado com HDPE).
Contentores de polipropileno
O tipo mais comum de plástico, que teve origem nos anos 50, é o polipropileno. Tem um ponto de fusão elevado. O polipropileno não é afetado por ácidos e todos os tipos de líquidos, sendo seguro para utilização na indústria alimentar. É suficientemente forte para suportar cargas. É amplamente utilizado nas indústrias médica e automóvel, bem como em embalagens alimentares, incluindo produtos para crianças. O propileno é reciclável, o que reduz a poluição ambiental.
Caixas de polietileno
O polietileno é um plástico universal utilizado desde a década de 1930. É fabricado através da combinação de moléculas de etileno. É um material muito leve e maleável, mas ao mesmo tempo muito resistente. Por exemplo, uma garrafa que pesa apenas 56 gramas pode conter até 4 litros de líquido. As embalagens de polietileno são resistentes às variações de temperatura, ao impacto e não são susceptíveis de apodrecer.
As caixas de plástico de polietileno são economicamente vantajosas. Se forem eliminadas corretamente, são também seguras.
Muitos dos materiais e embalagens das lojas modernas que entram em contacto com os alimentos são feitos de plástico. É importante que este plástico seja seguro para os alimentos. Atualmente, a maioria dos fabricantes de embalagens poliméricas tenta distinguir os seus produtos dos outros, adicionando vários aditivos para dar cor ou resistência ao produto. Em todo o caso, ao fabricar recipientes, é importante cumprir as normas de segurança para o contacto com os alimentos. Tanto o polipropileno como o polietileno são igualmente utilizados na produção de caixas e outros contentores reutilizáveis.