Qual é o melhor gerador (para uma casa particular): gerador a gasolina ou a gasóleo
- 29.01.2025
As interrupções com eletricidade ou sua ausência em uma casa de campo, vila ou chalé podem ser resolvidas com a compra e instalação de um gerador. Trata-se de uma pequena estação de conversão de energia mecânica em energia eléctrica. Neste caso, coloca-se imediatamente a questão de escolher entre instalações a gasolina e a gasóleo.
Ter em conta estes factores:
- Modo de funcionamento.
- Condições de funcionamento.
- As propriedades do combustível.
- Indicadores económicos.
Modo de funcionamento do gerador
É feita uma distinção entre os modos permanente, de espera e de emergência. Depende da presença ou da qualidade da tensão de rede fixa fornecida.
Se não for possível ligar a tensão da rede ao local, ou se a ligação não estiver disponível na fase inicial de construção da casa, os proprietários compram um gerador elétrico para um modo de funcionamento permanente. Isto exige do dispositivo qualidades como
- Fiabilidade.
- A capacidade de funcionar continuamente durante longos períodos de tempo.
- Vida útil do motor.
- O custo de 1 kWh de energia produzida.
O modo contínuo também é necessário quando se decide não ligar a linha eléctrica. O modo de espera implica o funcionamento do gerador durante um curto período de tempo. Trata-se de casos de má qualidade da tensão ou da sua queda, bem como de ultrapassagem da potência consumida em relação à potência admissível da rede.
No modo de emergência, o gerador é ligado durante um curto período de tempo. Pode tratar-se de uma interrupção de curta duração da tensão de alimentação. Também é possível utilizar o gerador em conjunto com fontes de alimentação ininterruptas. Em caso de falha de energia, o gerador só é ligado depois de descarregar as baterias e funciona até estas serem recarregadas ou até aparecer a tensão de rede. O tempo de trabalho necessário de 2-8 horas não é superior a 4 vezes por semana, pelo que não deve ser dada especial atenção aos recursos do motor e aos factores económicos.
Condições de funcionamento dos geradores
Motores a gasóleo:
- Não devem ser ligados e desligados frequentemente, são concebidos para um funcionamento constante sob carga, e não menos de 30% da potência nominal.
- Em tempo frio, requerem o aquecimento do combustível ou a utilização de aditivos especiais.
- Os geradores sem cobertura produzem um nível de ruído de 79 dB. Um invólucro de absorção de ruído é capaz de reduzir o nível sonoro para 69 dB. Isto é comparável ao desempenho das unidades a gasolina.
Os motores a gasolina fazem menos barulho, são mais fáceis de arrancar, podem ser ligados frequentemente e funcionam eficientemente mesmo a temperaturas negativas. Um gerador a gasolina é uma boa opção como fonte de reserva ou de emergência. É necessário ter em conta as desvantagens deste tipo de aparelhos:
- Risco de incêndio.
- Necessidade de prever adicionalmente sistemas como: ventilação, extinção de incêndios, purgador de gás.
- Tempo de ação limitado.
Propriedades do combustível e funcionamento dos geradores
A gasolina do gerador deve ser mudada uma vez por mês. E para garantir o arranque do aparelho em qualquer altura, é necessário pô-lo a funcionar mensalmente durante meia hora no modo de carga nominal. O gasóleo não envelhece durante 6 meses, mas requer cuidados especiais no inverno.
Qual escolher: gerador a gasóleo ou a gasolina
Para um modo constante, quando é necessário assegurar uma alimentação eléctrica contínua, é preferível um gerador a gasóleo de 1500 rpm. Possui um longo recurso motor, os modelos refrigerados a água são capazes de uso 24 horas por dia. Os aparelhos a gasolina não são concebidos para um período de funcionamento tão longo.
Como fonte de energia de emergência, podem ser escolhidos motores a gasolina. Convém lembrar que o seu tempo de funcionamento é limitado, os aparelhos são capazes de funcionar apenas algumas horas por dia. No entanto, entre os modelos a gasolina, estão disponíveis dispositivos inversores. Esses geradores podem produzir uma corrente com indicadores mais estáveis.
Para a fonte de alimentação de reserva, são adequados os geradores a gasóleo de 3000 rpm com um recurso motor de 7000 a 10000 horas de motor. Existem modelos equipados com uma unidade de automatização incorporada. Quando a energia da rede eléctrica se perde, o gerador arranca automaticamente.