Electricidade automóvel moderna: o que está envolvido, características e o que precisa de saber
- 31.01.2023
Num carro moderno, quase todas as funções dependem do trabalho da electricidade. Alimenta as peças e transmite-lhes sinais a partir do sistema de controlo. Os automóveis eléctricos podem ser chamados o «sistema nervoso» do transporte. Uma multiplicidade de fios coloridos escorre do tablier principal do veículo. Conduzem às partes e conjuntos do carro, passam através da capota e são distribuídos pelo interior no recinto sob o revestimento.
Tarefas do carro eléctrico
A principal função é ligar o motor e mantê-lo a funcionar de forma estável. Outras funções envolvem também o funcionamento de outros sistemas no veículo, desde as janelas e o sistema de bloqueio até ao sistema áudio e computador de bordo. Isto automatiza o funcionamento e aumenta o conforto e a segurança.
Elementos de eléctricos de automóveis:
- A bateria, que activa o arranque do motor e o gerador, a fonte de energia adicional para o carro.
- Arrancador, bombas, elevadores de janelas, etc. - Dispositivos que alimentam os sistemas.
- Velas de ignição, bobinas de ignição, distribuidor e unidades de controlo electrónico garantem o arranque do motor.
- Os medidores e sensores detectam a temperatura do líquido refrigerante, a pressão do óleo e o nível de combustível. No caso de uma avaria, dão um sinal ao indicador relevante ou bloqueiam a máquina.
- Comutadores, a cablagem eléctrica alimenta todos os elementos do sistema.
- Lâmpadas de iluminação interior, faróis.
- Bancos aquecidos, ar condicionado e aquecimento para conforto do condutor e dos passageiros.
- Parktronic, airbag.
Um diagrama de cablagem geral é anexado à unidade para o ajudar a compreender a auto-electricidade do automóvel. O diagrama é cuidadosamente estudado por todos os electricistas de veículos antes de começar a trabalhar.
O que precisa de saber
Um carro moderno só funciona de forma estável quando a parte eléctrica está em bom estado de funcionamento. Por conseguinte, o seu estado é acompanhado de perto, bem como a «saúde» do motor:
- Diagnósticos regulares em centros de serviço.
- Ao primeiro sinal de problemas, é necessário chamar um especialista a fim de evitar danos mais graves.
- Só são instaladas peças de qualidade correspondentes às especificações originais.
O estado do painel de instrumentos ao ligar o motor mostra, em primeiro lugar, se existe uma falha no sistema eléctrico do automóvel. Deve acender-se com luzes quando o motor é inflamado. Os indicadores de mau funcionamento não devem acender-se quando o motor está em funcionamento. Se sentir o cheiro a queimado no compartimento de passageiros ao sair de carro, pare imediatamente o carro e retire os terminais da bateria. Depois, chamar um reboque para levar o veículo a uma oficina, para que possa ser inspeccionado por um electricista.
Muitas vezes os sensores, fios, terminais de bateria e outros dispositivos e peças estão defeituosos. O motor de arranque, a gestão do motor e o sistema de combustível também falham frequentemente e requerem verificações regulares.
O condutor pode reparar ele próprio a electricidade do carro se for um especialista em electricidade automóvel e estiver equipado com todas as ferramentas necessárias. Sem experiência, não é aconselhável prosseguir com o diagnóstico e a reparação. Fazê-lo poderia levar a falhas eléctricas mais graves, a falhas noutras peças e a um acidente. Os serviços de reparação eléctrica de automóveis estão disponíveis na maioria das estações de serviço.