Interruptor de protecção do motor: o que é, características, aplicação
- 16.04.2023
O motor eléctrico é o elemento mais caro de muitos tipos de equipamento doméstico e industrial. Precisa de protecção a fim de prolongar a sua vida útil. Quando os motores são activados, a sobrecarga ocorre mais frequentemente no arranque. O sobreaquecimento do motor ocorre quando a unidade está encravada ou está a funcionar em excesso da sua capacidade nominal. O interruptor de protecção do motor detecta uma sobre-corrente ou curto-circuito e desliga o motor em poucos milissegundos.
Características do MCCB
O interruptor de protecção do motor é instalado no circuito de alimentação que fornece o equipamento monofásico e trifásico. É composto por várias peças, que têm a sua própria função e que reagem a possíveis avarias por meio dos vários componentes da protecção automática do motor:
- o dispositivo de libertação electromagnética desencadeia um curto-circuito;
- A placa bimetálica abre o circuito quando é detectado o sobreaquecimento do motor.
Os interruptores de protecção do motor do tipo bloco têm as seguintes características
- Caixa robusta que não pode ser danificada durante muito tempo;
- Protecção de alta classe contra sobrecargas;
- Opção de ajuste de corrente de acordo com a classificação do motor;
- protecção contra poeira, vibração e sobreaquecimento;
- protecção em caso de sobretensão;
- Pode ser controlado por controlo remoto ou manual.
A peculiaridade do interruptor automático de protecção do motor é que não só bloqueia o fornecimento de corrente ao motor, mas também serve como dispositivo de arranque. Nele, os contactos são protegidos por um enrolamento especial que extingue as faíscas. Portanto, o dispositivo pode fazer vários milhares de arranques. Um interruptor normal de protecção do motor só pode resistir a algumas dezenas de arranques.
Os disjuntores de protecção do motor variam na concepção. Existem modelos com botões de pressão ou alavancas rotativas. Têm terminais de parafuso ou terminais com mola. Algumas unidades têm um botão de «teste» que lhe permite verificar como funciona a protecção.
Utilização de um dispositivo automático de protecção do motor
A fim de seleccionar o dispositivo automático de protecção do motor correcto, é necessário ter em conta que a corrente de arranque não deve ser superior à que provoca a activação instantânea do equipamento. A relação admissível entre a corrente de irrupção e a corrente nominal é especificada na folha de dados do aparelho eléctrico. O valor máximo é 7/1. Existem tabelas para a selecção de um interruptor de protecção do motor adequado, fornecidas pelos fabricantes.
O interruptor de protecção do motor é um dos principais elementos que protege o motor e outros elementos do equipamento contra avarias. Funciona em complexo com outros sensores, arrancadores suaves, relés de sobrecarga. Também pode ser instalado um indicador do estado do dispositivo, um contacto de alarme, etc. Para proteger todos os dispositivos e sensores do circuito eléctrico, é instalado um interruptor de protecção do motor a montante dos outros componentes do sistema. Esta protecção é necessária não só durante o funcionamento intensivo do equipamento, mas também durante falhas de energia e mudanças bruscas na tensão da rede.