É interessante

Funerais na Ortodoxia: costumes e tradições

21.11.2022

De acordo com os ensinamentos bíblicos, os cristãos ortodoxos têm três fases principais na vida: Baptismo, Casamento e Funeral. Sabe-se muito sobre as tradições do Baptismo e do Casamento. Nem todos sabem como organizar um funeral para um ente querido. 

Tradições dos cristãos ortodoxos durante um funeral

A preparação para um funeral tem certas etapas. Estão associados às tradições e superstições dos antepassados. Entre eles:

  • Lavagem do falecido.
  • Cobrir os espelhos da casa para que a alma não fique enredada no espelho. A alma não conseguirá sair sozinha do espelho, por isso um necromante experiente tem de ajudar.
  • A ampulheta na casa é parada durante 40 dias para evitar que a morte de alguém próximo se torne uma realidade.
  • Pão preto e água são colocados ao lado do falecido como um reembolso da morte.
  • Só deixam artigos de joalharia redondos, tais como anéis, colares e cruzes.
  • O dinheiro e as jóias são frequentemente colocados no caixão.
  • Uma cruz é colocada aos pés.
  • Durante a comemoração apenas se consome vodka, e os copos são lembrados sem zumbido.
  • Em frente da imagem do falecido devem existir velas para iluminar o caminho da alma para o outro mundo.

O falecido é realizado primeiro a partir dos pés da sala. De acordo com algumas crenças, isto deve ser feito por parentes, mas não por entes queridos. No entanto, não existe informação clara da Igreja sobre este assunto.

Quando o caixão é enterrado, os parentes atiram um punhado de terra como sinal de adeus ao falecido.

Como os falecidos estão vestidos

Ao ver uma pessoa partir para a sua última viagem, deve ser dada especial atenção ao vestuário. Os antepassados cristãos envolveram o corpo numa mortalha branca, para que a alma ficasse limpa perante Deus.

Para o mundo moderno, as mortalhas são uma coisa do passado, por isso um fato ou vestido de cor clara deve ser escolhido. De preferência novo, ou preparado com antecedência (se o falecido for um homem velho que tenha preparado a sua roupa com antecedência).

As raparigas não casadas são enterradas em vestido de noiva, os rapazes em fatos. Uma coroa branca é colocada na cabeça para a alma encontrar um companheiro na vida após a morte.

É colocado um véu na cabeça de uma mulher casada. Fazem-no para que as duas pontas do lenço formem uma cruz entre elas. O seu cabelo deve ser coberto. O lenço é escolhido de tonalidade clara, sem flores e ornamentos. A maquilhagem deve ser leve e natural. 

Se por alguma razão o corpo não puder ser vestido com roupa, ainda é colocado no caixão, por exemplo, num saco.

Serviço Funerário

Uma das alfândegas para ver o falecido a partir para o outro mundo é o serviço fúnebre. Este é um serviço fúnebre para a alma, que é conduzido pelo padre antes de o falecido ir para o outro mundo. Um funeral é também uma espécie de perdão dos pecados. Se este rito não for realizado, a alma não encontrará paz e não dará paz aos seus entes queridos.

Quanto ao enterro, durante este processo, a oração não é lida em texto, mas sim em canto. Além disso, durante a cerimónia, o padre lê um cânone e o Evangelho.

Embora a maioria dos falecidos estejam enterrados, isto pode não ser feito em três casos:

  • Se o falecido for um não crente. São enterrados de acordo com as tradições da fé em que o defunto viveu.
  • Uma pessoa que não é baptizada. São enterrados de acordo com as regras da igreja, fora da cerca do cemitério.
  • Suicídio. De uma perspectiva cristã, o suicídio é um dos pecados mais graves. Tais pessoas não são bem-vindas no Céu ou no Inferno. E de acordo com os cânones, são enterrados à beira do cemitério, no exterior do portão. Uma oração pode ser lida sobre um suicídio, se a pessoa tiver cometido o pecado enquanto doente mental. Para tal, é fornecida ao padre uma nota médica a confirmar a doença.

EN - DE - ES - IT - PT - FR - BG - HU - EL - DA - ID - ZH - LV - LT - NL - PL - RO - SK - SL - TR - UK - FI - CS - SV - ET - JA - RU


Home - Confidencialidade

Quaisquer perguntas - info@kh-news.net