É interessante

Cuidados paliativos: o que são (em termos simples), tipos e caraterísticas

19.01.2025

Os cuidados paliativos consistem em ajudar o doente a reduzir os sintomas graves da doença. Não incluem o tratamento. Os cuidados paliativos melhoram a qualidade de vida da pessoa doente. Podem ir desde a redução da dor até ao apoio para lidar com a depressão.

Caraterísticas dos cuidados paliativos

Trata-se de uma assistência global a uma pessoa gravemente doente. Não se trata apenas de tratamentos, mas também de apoio humano. O que está incluído nos cuidados paliativos:

  • Reduzir a dor com a ajuda de procedimentos e medicamentos.
  • Abrandar a progressão da doença.
  • Apoio psicológico, que inclui a adaptação ao diagnóstico e à deterioração do estado de saúde, a reabilitação após as intervenções médicas, a ajuda na depressão.
  • O apoio social é necessário para melhorar as condições de vida do doente. Os especialistas podem ajudar a obter ajuda do Estado, informar sobre os benefícios disponíveis e as pensões, se estas forem concedidas pelo Estado.

Os princípios dos cuidados paliativos estão descritos num documento especial denominado “Livro Branco”. Inclui os seguintes postulados

  • Respeito pela dignidade e autonomia da pessoa doente. O doente só recebe cuidados paliativos com o seu consentimento ou com a autorização dos seus familiares e prestadores de cuidados, se não for capaz de tomar essa decisão por si próprio. A pessoa doente deve ser tratada com sensibilidade, respeito e consideração pelos valores pessoais.
  • O prestador de cuidados paliativos coopera com o doente e os seus familiares mais próximos no planeamento das actividades e dos procedimentos.
  • O estado do doente é constantemente monitorizado e, se necessário, são introduzidas alterações nos métodos de apoio.
  • Os cuidados paliativos incluem a comunicação com o doente e a ajuda ao seu convívio social, caso este se encontre retraído.
  • O apoio é prestado por especialistas de diferentes domínios: assistentes sociais, psicólogos, médicos de diferentes especialidades.
  • É também prestado apoio aos familiares da pessoa doente.

Tipos de cuidados paliativos

Este tipo de apoio é prestado a uma pessoa em diferentes condições. Não se trata apenas de centros especializados. Os cuidados paliativos dividem-se em três tipos:

  • Cuidar do doente num hospício. Nestas instituições estão localizadas pessoas com doenças terminais. Nestas instituições, os doentes terminais têm um lugar para ficar e recebem ajuda para reduzir a intensidade dos ataques de dor e das náuseas. O hospício também se ocupa da socialização e do entretenimento dos doentes. Esta instituição é referenciada por um médico.
  • Os cuidados paliativos terminais consistem no apoio a uma pessoa nos últimos dias da sua vida.
  • Os cuidados de fim de semana consistem na deslocação de especialistas em cuidados paliativos ao domicílio para que os familiares ou uma pessoa que presta cuidados permanentes possam descansar.

Os cuidados paliativos podem ser prestados no domicílio de forma contínua. Nestes casos, o especialista não está 24 horas por dia com o doente. Ele ou ela vem a uma hora combinada. Os cuidados paliativos são prestados em regime de ambulatório numa instituição médica. O doente é aliviado das dores e recebe aconselhamento quando se desloca sozinho à consulta. Os cuidados paliativos em regime de internamento são prestados num serviço hospitalar onde o doente permanece 24 horas por dia.

EN - DE - ES - IT - PT - FR - BG - HU - EL - DA - ID - ZH - LV - LT - NL - PL - RO - SK - SL - TR - UK - FI - CS - SV - ET - JA - KO - NB - AR - RU


Home - Confidencialidade

Quaisquer perguntas - info@kh-news.net