Psicólogo, psicoterapeuta e psiquiatra: o que são estes especialistas e qual é a diferença
- 29.11.2022
Muitas pessoas não compreendem a diferença entre um psicólogo, um psicoterapeuta e um psiquiatra, por isso têm medo de recorrer a estes especialistas. Estas pessoas têm medo de receber preconceitos do seu ambiente. Para algumas pessoas é muito stressante ir para estas profissões; muitas têm medo de serem rotuladas como doentes mentais. Mas será este realmente o caso?
O que é que um psicólogo faz?
Um psicólogo lida com questões de equilíbrio mental. Por exemplo, um paciente passou recentemente por um divórcio, a morte de um ente querido ou perdeu o seu emprego. Normalmente, tais experiências são muito difíceis. Um psicólogo ajuda-o a ultrapassar a tragédia. Realiza consultas presenciais e online. Como regra, ele fala com o cliente, trabalha com ele através de traumas de infância, e dá conselhos sobre como sair da situação. Além disso, ele realiza testes para encontrar uma abordagem ao seu cliente. O psicólogo não prescreve qualquer medicação à pessoa. Ele ouve, e é o guardião de segredos que por vezes são difíceis de contar mesmo aos entes queridos. Para além dos adultos, este especialista também trabalha com crianças.
As principais tarefas de um psicólogo:
- Trabalhar com pessoas após eventos traumáticos.
- Ajuda na construção de relações, encontrando-se como uma pessoa.
- Trabalhar com crianças.
- Aconselhamento em situações difíceis da vida.
- Trabalhar com pessoas que não têm distúrbios psiquiátricos.
Quem é um psicoterapeuta?
Infelizmente, nem todos são mentalmente saudáveis. Há todo o tipo de perturbações que tornam difícil às pessoas viverem as suas vidas em conforto. Estes incluem: desordem bipolar, autismo, esquizofrenia. Estas doenças arruínam a própria vida e não podem ser curadas através de uma simples conversa com um psicólogo.
Um psicoterapeuta ajuda pessoas com problemas de saúde mental, mas sem medicação. Ele também os ajuda a socializar. Ele não prescreve medicamentos para corrigir a condição. Trabalha com doentes em remissão e ajuda-os a manter a sua condição estável.
Principais tarefas:
- Vários tipos de terapia: jogos psicológicos, arteterapia.
- Correcção do comportamento humano.
- Terapia Gestalt.
- Trabalho com maus hábitos: desordens alimentares, alcoolismo ou toxicodependência.
- Tratamento de níveis leves a moderados de depressão. Trabalha apenas com pessoas lúcidas.
O que é que um psiquiatra trata
Infelizmente, no nosso tempo, muitas pessoas doentes mentais. Muitas vezes, pessoas com distúrbios mentais sofrem de condições agudas: psicose, alucinações, tentativas de suicídio e agressão. Infelizmente, isto só pode ser corrigido por um psiquiatra, uma vez que a pessoa nestes estados não é capaz de pensar sobriamente e comunicar com um psicólogo ou psicoterapeuta.
Nestes casos, é prescrita medicação.
O que faz um psiquiatra:
- Faz um diagnóstico.
- Prescreve medicação para estabilizar a condição.
- Encaminhamento para tratamento para uma instituição especial, se necessário.
Não há necessidade de ser tímido em recorrer a especialistas neste campo, pois a sua qualidade de vida depende directamente da sua saúde mental.