O que é Adblue (em automóveis) e para que serve
- 13.03.2023
Quando um motor de automóvel funciona com gasóleo, o dióxido de azoto é emitido para a atmosfera juntamente com os fumos de escape. É uma substância perigosa para a saúde humana. O adblue é um agente químico que neutraliza o dióxido de nitrogénio. O líquido contém 32,5% de ureia ou ureia e 67,5% de água desionizada. Os cristais de ureia dissolvem-se e misturam-se com o líquido. É uma formulação simples que tem um efeito tão positivo sobre o ambiente e a saúde humana.
Como funciona Adblue
Os automóveis com motores diesel Euro 4, 5 e 6 que têm um sistema SCR têm uma secção especial onde se preenche a Adblue. Adblue é injectado no sistema de escape, onde reage com os gases e neutraliza 90 por cento do dióxido de azoto no escape. Divide-se em nitrogénio e água, os componentes seguros.
O adblue é um líquido não inflamável e não tóxico. No entanto, se entrar em contacto com a pele, causa irritação. Também evita a inalação de fumos de Adblue e evita o contacto directo com os olhos. O produto pode causar corrosão metálica. Portanto, quando o líquido é derramado no tanque, certifique-se de que não entra em contacto com partes metálicas da máquina. A ferrugem pode formar-se rapidamente.
É necessário utilizar Adblue?
Se não houver líquido Adblue no reservatório, o motor funcionará a um nível de potência reduzido. O motor pode estar sujeito a baixas rotações. Existe o risco de danificar o motor. A maioria dos carros não arranca de todo se não houver neutralizador no reservatório. A quantidade de Adblue pode ser vista no painel de instrumentos.
O líquido é vertido num buraco. Localiza-se frequentemente perto do depósito de combustível. Tem uma tampa azul com a palavra «Adblue». É melhor evitar que o tanque seja completamente esvaziado e encher a tempo.
Use apenas uma formulação de qualidade de Adblue de um fabricante certificado. É aconselhável utilizar o mesmo enchimento. As estações de enchimento podem ter recipientes com Adblue. No entanto, são sobretudo camiões que se enchem lá em cima.
A maioria dos proprietários de automóveis compra Adblue em concessionários e estações de serviço. O Adblue é vendido em contentores de 10 e 20 litros. Para evitar que o líquido derramado saia do recipiente, usa-se uma garrafa montada no pescoço.
Um carro de passageiros médio precisa de 1 litro de Adblue para cada 1000-1200km conduzidos. Um camião pesado utilizaria consideravelmente mais: 1,5 a 2 litros de Adblue por 100km. Os factores que afectam o consumo de Adblue são
- O tipo de sistema de pós-tratamento de escape.
- O estilo de condução.
- A velocidade a que o veículo está a circular.
- As condições em que o veículo é conduzido. Se um carro transporta cargas pesadas ou está preso em tráfego intenso com o motor ligado, o consumo de Adblue aumenta.
Armazenar o Adblue num recipiente fechado a temperaturas não inferiores a -11 e não superiores a +30. O líquido não deve ser deixado à luz directa do sol. É melhor armazenar o Adblue à sombra. O produto congela a -11. O Adblue tem um prazo de validade limitado e deve ser observado. Se o líquido precisar de ser reabastecido com pouca frequência devido ao baixo consumo, é melhor comprar um recipiente mais pequeno para que nenhum líquido permaneça no tanque após o reabastecimento.