Autismo: O que é, sintomas e causas
- 18.03.2023
A palavra «autismo» significa literalmente que uma pessoa é «retirada», ou seja, tem dificuldade em estabelecer contacto com o mundo à sua volta. Inclui as Perturbações do Espectro do Autismo (ASD), que se manifesta em perturbações de expressão emocional, interacção social e comunicação com os outros.
O autismo caracteriza-se por comportamentos repetitivos e acções repetitivas, perturbações cognitivas e comportamentais. Cada pessoa com ASD manifesta-se de uma forma diferente e é acompanhada por manifestações individuais em função das circunstâncias, da saúde em geral e de outros factores.
Sintomas do autismo
Uma criança com autismo é incapaz de seguir uma cadeia lógica de acontecimentos, ou distinguir pessoas e animais de objectos inanimados. É gravemente perturbado por luzes, sons, cheiros e contacto físico severos.
As manifestações comuns do ASD incluem:
- Perturbações do sono.
- Agressões dirigidas a si próprio ou a outros.
- Falta de contacto visual com os outros.
- Interesse reduzido em comunicar com os outros.
- Atraso na fala da criança. Mesmo como adulto, a pessoa com ASD pode ter um vocabulário limitado e usar apenas uma palavra ou som.
- Falta de compreensão do humor e das piadas.
- Inteligência reduzida. Esta característica não está presente nas pessoas com síndrome de Asperger.
- Perturbações gastrintestinais.
Alguns tipos de autismo:
- Autismo clássico - a síndrome de Kanner manifesta-se em deficiências de socialização, comunicação e comportamento em graus variáveis.
- A síndrome de Rett é uma perturbação grave associada a anomalias no cromossoma X. Ocorre apenas em raparigas, uma vez que os rapazes com esta desordem não sobrevivem à gravidez. O crescimento da cabeça da criança abranda, todas as capacidades se perdem, e a fala não se desenvolve.
- Síndrome de Asperger - a inteligência e a fala desenvolvem-se, há dificuldades com a entoação, fixação numa actividade, recusa de compromisso, egocentrismo.
As pessoas com ASD estão fisicamente bem desenvolvidas e podem ter uma aparência atraente. O ASD pode ser visto em expressões faciais, olhares, gestos excessivos ou ausentes e na forma como uma criança ou adulto interage com as pessoas.
Causas do autismo
Não se sabe exactamente porque se desenvolve o autismo. Vários factores podem provocá-lo ao mesmo tempo. Suspeitas de causas de autismo:
- Predisposição genética e hereditariedade.
- Ingestão materna de certos fármacos imediatamente antes e durante a gravidez. Estas podem ser drogas de ácido valpróico utilizadas para epilepsia, desordem bipolar.
- Pensa-se que a ASD pode ocorrer na criança se a mãe tiver diabetes na gravidez.
- Drogas dadas a uma criança pequena que contêm sais de alumínio e outros componentes tóxicos. Os metais pesados podem acumular-se no cérebro e causar várias desordens. Antes de utilizar qualquer medicamento para uma criança, deve estudar a composição do medicamento e os riscos de exposição a cada ingrediente. Os medicamentos não devem ser utilizados sem receita médica e a dosagem ou duração do curso não deve ser excedida.
- Exposições ambientais tóxicas se houver exaustão de plantas ou produção química nociva na área.
A fim de determinar com certeza que uma criança tem ASD, é necessário consultar um médico. Ele efectua vários exames e testes. Pode também prescrever um TAC, electroencefalografia, ressonância magnética. No entanto, segundo alguns especialistas, estes tipos de diagnóstico são de importância secundária. O factor chave é o comportamento.