Remodelar o interior de um carro: Como e porquê, qual o melhor material
- 13.04.2023
O estofo do interior de um carro desgasta-se com o tempo, fica arranhado, manchado e descolorido. E por vezes só se quer substituí-lo, para alterar o desenho. O estofamento dos estofos parece ser novo. Como é que se recupera o interior de um veículo? Que material é melhor?
Como é que o interior do carro é reposto a funcionar
As coberturas mais frequentemente substituídas são assentos, apoios de braços e inserções de portas. Os seguintes elementos interiores são estofados com menos frequência
- volante, botão de mudança de direcção;
- alcatifa de chão;
- tecto;
- cartões de porta.
Independentemente do modelo de carro, as fases de substituição dos estofos são as mesmas. Primeiro remover os bancos, depois remover os acabamentos e o plástico. Os detalhes em tecido ou substituto de couro são cortados para se adaptarem à forma do assento. Após o novo estofamento ser cosido, é fixado aos assentos e montado.
Ao estofar o revestimento da porta e os apoios de braços, seguir o seguinte procedimento:
- O velho revestimento é removido. Todas as partes da porta são completamente limpas de pó, sujidade e superfícies desengorduradas.
- Tirar medidas dos estofos das portas e recortar novas peças de tecido ou pele e costurá-las juntas.
- Aplicar cola sobre a superfície dos estofos e elementos das portas.
- Depois de o adesivo ter fixado os estofos, as portas são colocadas no carro.
Ao desmontar o forro, remover primeiro todas as tonalidades, viseiras, tampões e vedações. Depois, os estofos são removidos, a superfície é limpa, é-lhe aplicado adesivo e o novo tecido é colado ao tecto.
Qual é o melhor tecido para um revestimento interior de automóvel?
Qualquer tecido não serve para um estofamento de automóvel. Deve ser resistente ao desgaste. Os revestimentos mais frequentemente utilizados são
- Tecido sintético denso. Varia em textura e cor. A sua principal vantagem é a durabilidade e a facilidade de limpeza.
- O veludo é um material macio que é neutro à temperatura e que não sente frio. A desvantagem é que a pilha esfarela-se rapidamente e o revestimento perde o seu aspecto atraente.
- Alcântara é uma imitação de camurça, durável e resistente à abrasão. Este material é fácil de trabalhar quando se volta a encher o interior do veículo.
- O couro sintético é um material fácil de limpar. A desvantagem é que sente frio. Com o tempo, a tinta irá esfregar-se da sua superfície.
- O vinil é o material para estofos pesados do habitáculo. Se houver sempre muitos passageiros no veículo, a família está activa, os bancos em vinil irão manter a sua aparência atraente durante muito tempo. O material é não-abrasivo e difícil de arranhar. A desvantagem é que o vinil pode desenvolver fendas, e no Verão as altas temperaturas podem torná-lo ligeiramente húmido e pegajoso.
- O couro natural é o material mais caro para remodelar o interior de um carro, mas tem um aspecto muito atractivo e luxuoso. O corte correcto, contudo, é essencial, uma vez que o couro não é uniforme na espessura, e podem formar-se vincos quando o interior é estofado.
- As bainhas de vinil com pele perfurada são utilizadas para cobrir o forro do tecto.
Qual é o melhor material para retocar a berlina de um carro, depois sem ambiguidade, em termos de qualidade e durabilidade - é o couro natural. Alcântara também tem um aspecto sólido e dura muito tempo. O tecido sintético de alta qualidade é prático, embora não pareça tão apresentável como os materiais listados acima. Considerar também que estilo de revestimento é necessário e que texturas são mais agradáveis ao toque.